Apagão atinge Salvador e várias cidades do Norte e Nordeste

Operador Nacional do Sistema Elétrico confirmou apagão e diz que apura causas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de março de 2018 às 16:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Kivia Souza/CORREIO

Faltou energia na tarde desta quarta-feira (21) em várias cidades do Norte e Nordeste, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na Bahia, a luz caiu na capital, diversos bairros ficaram no escuro, segundo relatos de moradores, e também no interior.

De acordo com a Coelba, há energia em algumas cidades da Região Oeste, como Barreiras. Faltou luz também nas cidades de Juazeiro, mas já voltou, de acordo com leitores do CORREIO. 

O metrô de Salvador parou de funcionar às 15h54. "Devido à falta de energia Norte-Nordeste estamos com o sistema inoperante", dizia mensagem transmitida pelo sistema do metrô.  Metrô parou por falta de luz (Foto: Kivia Souza/CORREIO) Os passageiros receberam orientação para deixar os vagões e buscarem ônibus para que pudessem fazer suas viagens. Dois trens pararam fora da plataforma de embarque e desembarque e os passageiros foram retirados com segurança. Quem estava nas estações aguardando pelos trens, recebeu um 'vale' para utilizar o modal gratuitamente em outra ocasião.

A CCR informou por meio de sua assessoria que todas as estações do metrô de Salvador foram fechadas e a circulação dos trens suspensa até que haja o reestabelecimento da energia - o que ocorreu por volta de 19h57, quando os acessos às estações de metrô foram reabertos para os usuários. A operação foi retomada com a circulação de 15 trens.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Salvador (Semob) colocou cem ônibus extras nas ruas para dar conta da demanda adicional causada pela interrupção no funcionamento do metrô. Os veículos tinham como origem e destino as estações da Lapa, Pirajá, Mussurunga e Acesso Norte,  atendendo a demanda dos usuários que utilizam o sistema de transporte público. 

[[publicidade]]

Pelo menos 13 estados do Norte e Nordeste registraram falta de energia - Bahia, Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão e Tocantins. O apagão no Norte e Nordeste foi causado por falha em disjuntor no Pará, segundo a ONS. 

Nas redes sociais, muitos usuários relatavam a falta de energia em diversas cidades. "Apagão em Recife, Fortaleza, Natal... Que que isso", escreveu um internauta. "Apagão no Nordeste? Tá faltando energia aí?", escreveu outro. "Apagão de energia no Nordeste. Está faltando energia no Nordeste. Recebi relatos de Alagoas, Pernambuco e Paraiba. Tanto nas capitais quanto no interior", dizia outra mensagem.

A Cemar, concessionária de energia do Maranhão, divulgou um comunicado em que diz que um problema na Usina de Belo Monte pode ter causado o problema. "Falha no sistema de suprimento é a causa da falta de energia na rede básica e interrompe o fornecimento para Maranhão, TO, parcialmente CE, RN, PE, BA, PI, PA. Informações preliminares sinalizam que houve problemas na Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA)", informa o texto. Com semáforos desligados, região do Rio Vermelho sofre congestiomanto (Foto: Alexandre Lyrio/CORREIO) O ONS divulgou nota afirmando que cerca de 22% da carga total do Sistema Interligado Nacional (SIN) foi desligado repentinamente por conta de "uma perturbação". As causas ainda são apuradas. Veja o texto divulgado pelo operador:

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW. 

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas. 

Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis. 

Impactos Segundo a Transalvador, todos os semáforos da cidade foram desligados. Foi possível sentir o impacto da falta de luz em congestiomantos pela cidade. A Transalvador informou que as principais avenidas da cidade ficaram engarrafadas, como por exemplo a ACM nas proximidades do Aeroporto e próximo ao Shopping Bela Vista.

O órgão também informou que enviou todo seu efetivo para as ruas para organizar o trânsito nos principais cruzamentos da cidade, como Lucaia, Barris e nas proximidades da Uneb (Cabula). 

Um acidente foi registrado por volta das 17h20 na Avenida Contorno, nas proximidades do Restaurante Amado, envolvendo dois carros e uma moto. O motociclista ficou ferido. 

No Aeroporto Internacional de Salvador, segundo a assessoria de comunicação, a operação está normalizada. O gerador do terminal começou a funcionar assim que a energia caiu. Dois voos que estavam saindo no momento partiram normalmente. Até as 17h10, não havia registro de atrasos ou cancelamentos. 

Porém, o Terminal ficou cerca de meia hora às escuras. Durante o período que estiveram sem energia as lojas baixaram as portas. "Todas as lojas fecharam e ficamos quase duas horas sem energia. Foi aquela confusão, né? Todo mundo reclamando", contou uma atendente de uma lanchonete. 

Quem foi ao Terminal Rodoviário de Salvador a partir das 16h encontrou os pontos comerciais fechados devido à falta de energia. Os geradores foram acionados, mas apenas para as áreas comuns do terminal, como corredores e área de passagem de ônibus. Por conta dos longos engarrafamentos no entorno da Estação, houve pequenos atrasos na chegada e saída das viagens. 

A Concessionária Bahia Norte cancelou o içamento de viga da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas que estava programado para a noite desta quarta (21). 

O funcionamento do Ferry-boat também permaneceu normal durante o dia com o acionamento de geradores nos terminais. O fluxo permaneceu tranquilo. O Elevador Lacerda ficou parado durante cinco minutos, até que a geração de energia fosse ativada. Já os Planos Inclinados do Pilar, Gonçalves  e Liberdade/Calçada  tiveram os serviços interrompidos. Trânsito congestionado (Foto da Leitora Ane Gordiano) Transtornos O apagão que atingiu o Nordeste na tarde desta quarta afetou também serviços essenciais, como hospitais. Pacientes do Hospital da Bahia relataram que apenas a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estava com energia. O estudante José Souza levou a mãe, uma senhora de 62 anos, para imobilizar a perna depois que ela sofreu uma queda.

“O médico enfaixou a perna dela usando luz de celular. As enfermeiras e eu ficamos com os aparelhos ligados para ajudar. Ela também tem que engessar a mão, mas o médico não tem como fazer o raio X sem energia. Estamos esperando a luz voltar”, disse.

Os pacientes relataram que os corredores ficaram escuros, e que apenas as luzes de emergência foram acesas. O operador de telemarketing Paulo Augusto Oliveira, 32, foi até o hospital depois de não conseguir atendimento em uma clínica.

“Estava em uma clínica em Pernambués. Quando foi na minha vez de ser atendido, a luz foi embora. Vim para o Hospital da Bahia porque é uma unidade maior, imaginei que eles teriam gerador, mas não adiantou nada. Estou aqui sentindo dor”, afirmou.

Em nota enviada ao CORREIO, a assessoria de comunicação do Hospital da Bahia informou que a unidade têm geradores e que a unidade ficou em pleno funcionamento. "O Hospital da Bahia (HBA) está em pleno funcionamento com cirurgias acontecendo em tempo real e não há nenhuma interrupção no serviço em nenhuma de suas unidades, em virtude do apagão", disse ainda a nota. 

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionaram normalmente com o auxílio de gerador. 

Alguns shoppings ficaram às escuras. No Itaigara, os donos das lojas baixaram as portas e os clientes foram embora. “A luz caiu por volta das 16h. Ficamos assustados e fechamos as lojas. Estamos sem ar-condicionado e os clientes estão indo embora”, contou a vendedora Inês Borges, 46 anos.

O Center Lapa funcionou até às 17h, com uso do gerador, mas optou fechar as portas para garantir a segurança dos funcionários.

Às 19h, a assessoria do Shopping Bela Vista informou que teve a luz restabelecida por volta de 18h20 e funcionou normalmente. Mais cedo, o empreendimento contou com a ajuda de geradores. 

A empresária Lara Guedes, 30, estava no Salvador Shopping quando o apagão aconteceu. Ela contou que muitos clientes preferiram desistir das compras e voltar para casa mais cedo.

"Estava no SAC do Salvador Shopping e faltou energia. Pensei que fosse temporário, mas percebi logo depois que era algo maior porque o shopping inteiro estava sem energia. Ainda esperei um tempinho, mas acabou que todo mundo saiu do shopping ao mesmo tempo. Levei uns 30 minutos para sair do estacionamento. A avenida Paralela está toda engarrafada e os pontos de ônibus estão lotados. Quando saímos do shopping apenas a luz dos corredores tinha voltado, as lojas permaneciam às escuras".

Casos similares Em fevereiro de 2011, um apagão similar atingiu o Nordeste. Na ocasião, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Sergipe e Paraíba foram afetados. O problema na época foi em uma linha de transmissão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Por conta disso, os sistemas de três usinas (Xingó, Fortaleza e Luiz Gonzaga) tiveram que ser desarmados, deixando os estados sem luz. O problema começou às 23h20 do dia 3 e a energia começou a ser retomada aos poucos a partir das 00h30 do dia 4. Por conta do apagão, a Chesf foi multada em R$ 32,3 milhões. 

Já em setembro de 2012, um pane em um transformador deixou seis estados do Nordeste sem luz, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pelo Sistema Interligado Nacional. A falta de energia durou por volta de 30 minutos e aconteceu durante a tarde de um sábado, dia 23. Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe foram afetados.

Os 415 municípios baianos da área de concessão da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) foram afetados por um outro apagão que atingiu a Região Nordeste em 2013. Rio Real e Jandaíra, que ficam no limite com Sergipe e são as únicas cidades do estado que não fazem parte do grupo da Coelba, também tiveram o fornecimento de energia interrompido. Segundo a Companhia, a interrupção foi registrada às 15h08 na Bahia e nos demais estados do Nordeste. O blecaute foi causado por um problema no Sistema Interligado Nacional, de responsabilidade do operador nacional do sistema elétrico (ONS).

Alguns municípios do Sul e Sudoeste da Bahia, a exemplo de Itabuna, Eunápolis e Vitória da Conquista, tiveram o fornecimento de energia normalizado às 15h28. As cargas de Salvador começaram a ser restabelecidas às 16h20.