Bahia tem sete parlamentares entre os mais influentes do Congresso

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2017 às 14:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Sete parlamentares baianos estão entre os 100 mais influentes do Brasil, segundo  levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar   (Diap). A Bahia é o quatro estado com maior número de deputados e senadores com  destaque no Congresso, empatado com o Rio Grande do Sul. 

Os deputados Afonso  Florence (PT), José Carlos Aleluia (DEM), Alice Portugal (PCdoB), Daniel Almeida  (PCdoB), Arthur Maia (PPS) e José Rocha (PR) são os representantes do estado no estudo  da Diap. Completa a lista o senador Otto Alencar, que comanda o PSD na Bahia. Entre os baianos, apenas José Rocha e Otto não figuravam no levantamento do ano passado. O senador, em 2016, era considerado em ascensão. Deixaram a lista a senadora Lídice da Mata (PSB) e os deputados Lucio Vieira Lima (PMDB) e Antônio Imbassahy, que assumiu a Secretaria de Governo.

São  Paulo (com 15 destaques) Minas Gerais (9) e Rio de Janeiro (8) são os três estados com  maior número de influentes no Congresso. Entre os 100 parlamentares destacados na  pesquisa, 60 são deputados e 40 são senadores. Dos 27 partidos representados no  Congresso, apenas três não têm representantes no levantamento: PEN, PMB e o PRTB.  Entre os estados, só Tocantins não teve parlamentares com destaque. O PT é o partido com mais deputados e senadores no estudo do Diap, com 19 presentes na lista. PMDB (16), PSDB (13) e DEM (7) vêm logo em seguida. 

A Bahia tem, ainda, cinco deputados considerados em ascensão pelo Diap. São eles Bebeto (PSB), Claudio Cajado (DEM), Lúcio Vieira Lima (PMDB), Márcio Marinho (PRB) e Cacá Leão (PP). O pepista é o único que passou a integrar a lista este ano, enquanto os demais já figuravam no levantamento de 2016. Empatada com o Rio de Janeiro, a Bahia é o estado com maior número de parlamentares em ascesão. 

O estudo do Diap elege os "cabeças" do Congresso, definidos como aqueles que são considerados protagonistas no processo legislativo. Segundo o departamento, eles se destacam pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.