Banco Postal fecha 1.800 agências e afeta 137 mil aposentados

12 estados foram afetados pelo fechamento, incluindo a Bahia

Publicado em 29 de setembro de 2017 às 18:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A migração dos benefícios para outras agências bancárias ou para outros municípios vai afetar mais de 137 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A transferência é por conta da decisão dos Correios de finalizar os serviços prestados pelo Banco Postal em 1.800 agências de 12 Estados. De acordo com levantamento do INSS 1.231 pessoas terão que se dirigir a outro município para conseguir ter acesso aos benefícios.

Em alguns casos, os aposentados terão recursos depositados nas agências mais próximas do Banco do Brasil, ou repassados para outras instituições. Entre os locais com os beneficiários mais atingidos está a Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará.

De acordo com a assessoria de imprensa dos Correios, o encerramento das atividades do Banco é porque a instituição não tem condições financeiras de assumir os custos voltados para o atendimento de decisões judiciais de várias cidades brasileiras que obrigam a contratação de vigilantes armados e instalação de portas giratórias. 

O custo, por mês, nessas agências pode chegar a R$ 8 milhões. A tendência é que essa decisão judicial chegue também a outras cidades. 

Segundo o Banco do Brasil, o Correios negocia na tentativa de encontrar alternativas que permitam o custeio de parte dos pontos de atendimento. Com o fechamento das agências, o Banco do Brasil terá que transferir o pagamento de 81,2 mil beneficiários para outros bancos. Além disso, outras 56,7 mil passarão a receber o benefício em agências do banco estatal.