Cajazeiras Criativa: 'Pedi demissão e resolvi arriscar'

O comerciante Bartolomeu da Conceição começou como auxiliar de serviços gerais antes de chegar a chefe de cozinha no restaurante que trabalhava e decidir abrir seu próprio negócio

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 16 de agosto de 2017 às 08:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/CORREIO

O cozinheiro trabalhou 13 anos no mesmo restaurante antes de decidir abrir o Gheto, no bairro de Cajazeiras (Foto: Almiro Lopes/ CORREIO) Bartolomeu, que abriu há 2 meses o Gheto Bar e  Restaurante, começou a história dele como auxiliar de serviços gerais. “Trabalhei 13 anos da minha vida em um mesmo restaurante como empregado, onde comecei como auxiliar de serviços gerais até chegar a chefe de cozinha”, lembra.

Durante esse tempo, nunca saiu da cabeça a vontade de ter seu próprio restaurante. “Como eu morava sozinho e tinha que me virar no fogão, fui tomando gosto por cozinhar e com isso veio o sonho”.

Antes de decidir pedir demissão e investir no Gheto, Bartolomeu ouviu muita gente dizer que não valia a pena jogar a carteira de trabalho para cima diante da crise.“Os conselhos que as pessoas me davam eram sempre negativos, porque emprego está difícil. Mas mesmo assim, pedi demissão e resolvi arriscar”. O dinheiro da rescisão garantiu o investimento de R$ 15 mil para montar o restaurante. Segundo o cozinheiro, o carro-chefe da casa é o churrasco misto. “Por semana, chego a vender entre 160 a 170 refeições”.A feijoada, comida baiana, a dobradinha e o mocotó também estão no cardápio. “As pessoas já sentiram a mudança no tempero. Estou só começando, mas estou bem satisfeito”. A meta agora é melhorar a infraestrutura do Gheto. “Vou fazer isso com o dinheiro que for entrando a partir de agora”, planeja.

CORREIO ENCONTROS ACONTECE AMANHÃ EM CAJAZEIRAS Especialistas em crédito e empreendedorismo participam amanhã (17) da 3ª edição do CORREIO Encontros onde irão debater soluções para incrementar e desenvolver o potencial empreendedor do bairro. O evento é gratuito e acontece das 9h às 12h, na Praça de Alimentação do Shopping Cajazeiras. 

Entre os palestrantes estão o especialista em empreendedorismo e mercados José Nilo Meira e a gerente estadual de Microfinanças do Banco do Nordeste, Lana Pinto Oliveira, que irão tirar dúvidas dos microempresários e também de quem deseja montar o seu próprio negócio. 

A iniciativa conta com o apoio do Banco do Nordeste, que estará presente no local com um estande com informações sobre o Crediamigo. O banco deve inaugurar, até o final do ano,  mais seis agências de microcrédito – em Cajazeiras, São Cristóvão, Plataforma, Paripe e em dois locais ainda não divulgados.

Segundo dados da Junta Comercial da Bahia (Juceb), 1.878 empresas estão em atividade no bairro. Se fosse uma cidade, Cajazeiras seria maior em população do que 379 municípios baianos.  Os números confirmam potencial que a região tem para o empreendedorismo. Só para se ter uma ideia, as oito Cajazeiras -  2, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 11 - somam uma população de 60.213 mil habitantes, de acordo com o IBGE.