Câmara de Salvador pode migrar para prédio do Cine Excelsior

A avaliação é que o atual imóvel já não comporta a estrutura do Legislativo da capital baiana

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 6 de dezembro de 2017 às 12:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reginaldo Ipê/ Câmara Municipal de Salvador

O prédio onde funcionava o antigo Cine Excelsior, na Praça da Sé, pode ser a nova sede da Câmara Municipal de Salvador. Pelo menos essa é a ideia do presidente da Casa, Leo Prates (DEM), que pretende deixar a gestão no final do ano que vem com um planejamento estratégico neste sentido. 

Por falta de tempo, Prates diz que o plano não será concretizado em sua gestão. Na avaliação dele, o atual imóvel já não comporta as necessidades do Legislativo. "Temos hoje 43 vereadores e é muito apertado. Em dia de votação, é uma confusão para conseguir enxergar os vereadores. Queremos fazer isso, mas não teremos tempo, não será na nossa gestão. Deixaremos o planejamento", afirmou Prates, que realizou, nesta quarta-feira (6) um café da manhã para apresentar o balanço do primeiro ano de sua gestão. 

A ideia de levar a Câmara já existia, mas agora começa a ser planejada de fato. Já o atual prédio da Casa, caso o planejamento se concretize, pode virar um museu e abrigar sessões solenes. Os recursos para investimento viram de recursos próprios da Câmara, por meio do Fundo Especial do Legislativo, criado por Prates. 

Ele diz que um dos legados que pretende deixar para a próxima gestão é ter recursos no caixa da Câmara. "São dois legados que quero deixar: dinheiro em conta, por questão de eficiência, trazendo uma inovação legislativa que vai possibilitar isso. A segunda é um planejamento estratégico administrativo e financeiro para a Câmara, o que vai possibilitar uma sequência administrativa", acredita ele. A ideia é que estes recursos em caixa sejam utilizadas para uma possível desapropriação do imóvel do Cine Excelsior. 

Números

Prates apresentou um balanço da produção legislativa do ano de 2017 na Câmara. Ele ainda afirmou que a licitação para a compra do transmissor da Rádio Câmara vai sair em janeiro. Durante o ano, o democrata afirmou que foram realizadas 100 sessões ordinárias, 133 projetos aprovados, 226 emendas apresentadas e 610 indicações aprovadas. Segundo ele, a Casa deve fechar o ano com 135 projetos aprovados, sendo 108 dos vereadores e 27 do Executivo. ­­­­

Prates reforçou que pretende devolver R$ 2 milhões à prefeitura, sendo que vai solicitar ao prefeito ACM Neto (DEM) que R$ 1 milhão seja investido nos cemitérios públicos. "Essa tem sido uma grande reivindicação da população", afirma.