Casas com energia solar terão desconto de 10% no IPTU em Salvador

bahia
06.11.2017, 10:57:00
Atualizado: 06.11.2017, 21:48:21

Casas com energia solar terão desconto de 10% no IPTU em Salvador

Os investimentos totais desse eixo são de R$ 150 milhões

Os moradores de Salvador poderão ter um desconto de 10% no valor pago do IPTU. O benefício será concedido através do programa IPTU amarelo, que vai dar desconto para as residências que usem a energia solar na capital baiana. As informações foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (6) pelo prefeito ACM Neto durante coletiva de lançamento do sexto eixo do programa Salvador 360, o Cidade Sustentável. Não foi informado a partir de que ano o desconto será instituído. 

Além do IPTU, o Salvador 360 Cidade Sustentável tem outras 48 ações. O programa Salvador Solar fará um mapeamento solar da cidade identificando as áreas mais favoráveis à geração de energia através do sol.  

Dentro desse eixo será desenvolvido o programa ciclovias, com objetivo de implantar mais 80 km de ciclovia em Salvador até 2020. Atualmente são 200 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Também está prevista a ampliação do sistema de compartilhamento de bicicletas, do Salvador Vai de Bike. 

Salvador é a primeira cidade do Norte/Nordeste do Brasil a ter uma praia com o selo Bandeira Azul. É a praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe na Ilha dos Frades. A intenção é que as praias do Flamengo, Stella Maris e Ipitanga seja requalificadas para também pleitearem a certificação internacional de sustentabilidade. 

Os investimentos totais desse eixo são de R$ 150 milhões, segundo o prefeito. Ele destacou ainda que  haverá sete parques novos na cidade.