CORREIO Encontros teve oficinas realizadas na tarde desta terça-feira (16)

Foram realizadas duas oficinas. Os participantes foram divididos em grupo e pensaram soluções para problemas do cotidiano

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2017 às 18:26

- Atualizado há um ano

Oficina teve formato de dinâmica. Os grupos eram estimulados a resolver situações reais(Foto: Naiana Ribeiro/CORREIO)Aconteceram na tarde desta terça-feira (16) as oficinas da primeira edição do CORREIO Encontros, evento empresarial que este ano tratou da diversidade no ambiente de negócios. O encontro aconteceu na Casa do Comércio, em Salvador e teve também uma série de palestras como parte da programação ao longo do dia. Na primeira oficina, o vice administrador associado do Escritório de Comércio Internacional da US Small Business Administration (SBA) - agência do governo norte americano que oferece apoio a empreendedores e pequenas empresas - Eugene Cornelius Jr, apresentou as bases para a construção de uma pequena empresa sólida.                        Na apresentação, Cornelius mostrou o papel de cada representante social no crescimento destes negócios. Segundo ele, o governo tem por obrigação prover condições estruturais e incentivos fiscais para essas empresas, ao passo que as grandes empresas devem agir como parceiras dos pequenos empresários utilizando seus serviços, comprando seus produtos. O palestrante ainda citou a participação dos representantes comunitários e a importância das câmaras comerciais darem voz aos pequenos empreendedores. Ele também pontuou a importância de se ter a diversidade nas empresas. De acordo com Cornelius, a diversidade estimula o grupo e também faz com que as pessoas se sintam representadas e, com isso, há aumento em produtividade. (Foto: Naiana Ribeiro/CORREIO)Para o administrador, é preciso fazer avaliações no próprio negócio, a fim de obter sucesso. “O seu negócio é o seu sonho. Se está procurando outra pessoa para tomar conta do seu sonho, é porque você precisa voltar para a cama e ter outro sonho”, explica. As oficinas foram realizadas no formato de dinâmicas entre grupos. Cada mesa representou um setor da sociedade (governo, pequenas e grandes empresas, câmaras), interagindo como se a situação fosse real. Na dinâmica, eram lançados os problemas para que cada setor buscasse uma solução. 

Para a estudante de Relações Públicas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Deise Santos, que acompanhou a programação, o evento foi uma oportunidade de reforçar a representatividade na área. “Como comunicadores, diversificar é o mesmo que representar e quando uma empresa de comunicação faz um evento desses, que estimula a inclusão e a diversidade, ela está cumprindo o seu papel”, opinou.[[saiba_mais]]

A segunda oficina, cujo tema foi ‘O desafio da gestão de propósito nas organizações’, foi ministrada por Camila Leal, que é professora da pós-graduação da De Vry e coach de carreira. Inicialmente a palestra seria ministrada por Antonio Clodoaldo, mas um problema de saúde de última hora o impediu de comparecer o evento.

Para a palestrante, a gestão de propósito é uma questão importante a ser disseminada nas organizações por trabalhar com a motivação dos funcionários e estimular o que eles têm de melhor para trocar com a empresa, um movimento que faz com que eles se insiram de fato no trabalho. “Hoje nos preocupamos com a saúde e bem-estar dos colaboradores, porque sabemos que isso interfere diretamente na produtividade”, pontuou.

Outro ponto a ser considerado pelas empresas, para Camila, é no que diz respeito aos propósitos individuais. “A carreira deve ser enxergada como algo que faz parte de um todo. Não é uma realidade isolada. Os gestores devem se preocupar cada vez mais em relação aos propósitos individuais de cada funcionário, porque nem sempre o que um deseja é o mesmo que o outro, por isso a importância de conhecer melhor de conhecer a equipe com que está se trabalhando”, avaliou. 

As oficinas encerram o Correio Encontros, evento que teve o apoio institucional da Prefeitura de Salvador, e foi realizado em parceria com o Sebrae, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Fecomércio e Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, além do apoio da Faculdade da Cidade do Salvador, JVF e DeVry Brasil.