Coxinha de jaca e pizza de tofu são atrações de feira vegana em Salvador

Segunda edição da Feira Vegan será realizada na Casa Guió, no Rio Vermelho

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 26 de janeiro de 2018 às 07:00

- Atualizado há um ano

Que tal experimentar uma coxinha que em vez de frango ou carne tem a jaca como recheio? E por que não saborear uma pizza que substitui o queijo por tofu? Caso tenha interesse em descobrir delícias da culinária e outros produtos que não tenham origem animal, uma boa pedida para este sábado (27) é visitar a 2ª edição da Feira Vegan, realizada na Casa Guió, no Rio Vermelho. Pizza de tofu é uma das iguarias que será encontrada na feira vegana (Foto: Divulgação) A busca por uma vida mais natural e consciente a respeito das cadeias produtivas e do próprio consumo tem feito parte dos valores de muitos brasileiros. Em Salvador, a comunidade vegana tem dado destaque à sustentabilidade e ao “compre de quem faz” como impulsos para pensar sobre o próprio consumo e ter melhor conhecimento do que leva para casa. 

Depois do sucesso da 1ª edição da Feira Vegan, realizada em dezembro, e que contou com um público de mais de 500 pessoas,  chegando a esgotar produtos antes do horário estimado para encerramento, o grupo de ativistas à frente do projeto resolveu expandir o evento, aumentando o número de expositores e possibilitando mais ofertas de produtos alimentícios, cosméticos veganos e manufaturados. (Foto: Divulgação) Nesta edição, a feira contará com o total de 22 expositores, prática de yoga durante toda a manhã, com a instrutora Lara Raphaele, da Yoga em Sintonia, e debate sobre sustentabilidade ao final. Participam do evento as marcas: Amana, Fulô de Cacau, Rango Vegan, Nana Veg, Teimozza, Delícias Veganas, Quitanda Vegetariana, Ravegana, Menina Terra, Veganas Baianas, Capim Rosa Chá, Evolua, Baunilha Haus, Q Veg, Anima Veg, Talo, B Vegan, Mó - Cozinha Criativa, Empatia - Saúde & Culinária, Casa aberta, Passarin - Delícias Veganas e Las Veggies. 

Debate O debate contará com nomes como o educador humanitário, ativista vegano e ambientalista, Francisco Athayde e a biomédica, integrante da Mercy for Animals e idealizadora da Veganas Baianas, Hanna Soares Pereira. A mediação ficará por conta da bióloga, mestre em ecologia Emanuela Guirra.

“A Feira Vegan é um projeto independente, pensado por empreendedores e ativistas veganos de Salvador, que sentiam falta de uma feira exclusivamente vegana na cidade e iniciaram juntos um trabalho coletivo, que se pretende horizontal, fortalecendo o comércio justo, consciente e sem exploração”, explica a organização do evento.

Veganismo Segundo definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, a entidade vegana mais antiga do mundo, o veganismo “é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade”. 

De acordo com o site Seja Vegano (sejavegano.com.br), existem centenas de alimentos naturalmente veganos, como arroz, feijão, legumes, hortaliças, castanhas, frutas e muitos outros. “Há também pratos tradicionais que não têm nada de origem animal em suas receitas originais. É o caso de muitas receitas árabes, brasileiras, italianas, mediterrâneas e orientais.” 

SERVIÇO: Quando? 27/01, das 9h às 18h.  Onde? Casa Guió, no Rio Vermelho (ao lado da Commons). Quanto? Gratuito.

Programação 9h: Prática de yoga com Lara Raphaele, da Yoga em Sintonia.  9h — 16h: Exposição e venda de produtos alimentícios, cosméticos veganos e produtos manufaturados. 16h — 18h: Bate-papo sobre “Sustentabilidade e Consumo consciente”

Mesa:  Francisco Athayde, educador humanitário, ativista vegano e ambientalista; Hanna Soares Pereira, biomédica, integrante da Mercy for Animals e idealizadora da Veganas Baianas. Mediação: Emanuela Guirra, bióloga e mestre em ecologia.

Expositores:     Amana, Fulô de Cacau, Rango Vegan, Nana Veg, Teimozza, Delícias Veganas, Quitanda Vegetariana, Ravegana, Menina Terra, Veganas Baianas, Capim Rosa Chá, Evolua, Baunilha Haus, Q Veg, Anima Veg, Talo, B Vegan, Mó - Cozinha Criativa, Empatia - Saúde & Culinária, Casa aberta, Passarin - Delícias Veganas e Las Veggies.