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Campanha convida as pessoas a trocarem a proteína animal pela vegetal; ex-Beatle se apresenta nesta sexta
Murilo Gitel
Publicado em 19 de outubro de 2017 às 18:24
- Atualizado há um ano
O músico inglês Paul MCcartney, que nesta sexta-feira (20/10) se apresenta pela primeira vez em Salvador, na Arena Fonte Nova, tem aproveitado sua turnê One on One no Brasil para divulgar a campanha global Meat Free Monday (Segunda Sem Carne), que convida as pessoas a trocarem a proteína animal pela vegetal (então não vale frango, nem peixe, nem queijo ou ovo) pelo menos uma vez por semana.
Vegetariano e com um largo histórico de ativismo ambiental, o ex-Beatle convidou a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) para acompanhá-lo durante a turnê, que também passou por Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. "Na turnê anterior [2014] tivemos a honra de ser recebidos pessoalmente por ele no camarim. Quando nos viu, gritou 'Meat Free Monday!' sorrindo, e na conversa elogiou as conquistas da Segunda Sem Carne no Brasil", lembra a coordenadora da SVB no Brasil, Mônica Buava.
A campanha completa oito anos com milhões de seguidores e muitas realizações. No Brasil, a iniciativa faz parte da merenda escolar das secretaria Estadual e Municipal de Educação de São Paulo, contemplando três milhões de alunos.
O próprio Paul, juntamente com as filhas Stella e Mary, lançou a campanha no Reino Unido em 2009. O objetivo da mobilização é reduzir as emissões de gases do rebanho mundial, que contribuem para o aquecimento global, uma vez que os bovinos emitem em suas eructações grandes quantidades de gás metano, 21 vezes mais potente para o efeito estufa do que o dióxido de carbono (CO2). Além disso, há a questão das áreas desmatadas para a criação de gado, setor que responde por 65% da devastação na floresta amazônica.
Mudança
Em 2014, segundo Mônica, a receptividade dos fãs foi surpreendente. "Conversamos com dezenas de milhares de fãs, e a grande maioria recebeu a proposta com uma abertura maravilhosa. As pessoas estão começando a perceber que precisam mudar seus hábitos para mudar o mundo. E com um empurrãozinho do Paul McCartney fica melhor ainda”, ressalta.
A produção da turnê de Paul MCcartney no Brasil informou ao CORREIO Sustentabilidade que a alimentação da equipe que acompanha o artista conta com mais de 450 refeições vegetarianas diárias.