Faculdade de Direito da Ufba é a 5ª que mais aprovou na 1ª Fase do Exame da OAB

FDUfba é a única instituição baiana entre as 50 com maior número de aprovações na 1ª fase. Prova da 2ª fase será dia 22 de janeiro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2016 às 19:22

- Atualizado há um ano

A Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (FDUfba) ficou em 5º lugar num ranking de faculdades com maiores números de aprovações no último Exame de Ordem Unificado. O ranking, realizado pelo portal Migalhas, referência na área de Direito, considera apenas as instituições que inscreveram mais de 100 bacharéis.

O resultado definitivo da 1ª fase do exame (prova objetiva), promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi divulgado na última sexta-feira (23). Os candidatos aprovados nesta fase e os que pediram reaproveitamento da 1ª fase do Exame realizarão a prova prático-profissional (2ª fase) no próximo dia 22 de janeiro.

O índice de aprovação na FDUfba, nesta primeira fase, foi de 58,54%, atrás da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 81,15% (a primeira colocada); da Universidade de São Paulo (USP), com 67,24%; da Universidade Federal Fluminense (UFF), com 63,76%; e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com 61,81%.

De pouco mais de 109 mil presentes na 1ª fase do Exame de Ordem Unificado, foram aprovados 16,4 mil, o que representa um índice de aprovação na prova de 15%.

O desempenho da FDUfba é o melhor entre as faculdades de Direito da Bahia e é a única do estado entre as 50 primeiras colocadas no ranking. 

A relação com os nomes dos aprovados na prova objetiva, após interposição de recursos, e convocados para a prova prático-profissional (2ª fase), está disponível no site do Conselho Federal da OAB e na página Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No ranking por estados, a Bahia foi a nona com mais bacharéis aprovados: 625, no total. São Paulo foi o primeiro colocado, com 3.531 aprovados.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. A prova da OAB pode ser prestada por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.