'Junto o lixo e no caminho jogo fora', diz dono de mochila que fez estação ser interditada

Enéas Sena, 48 anos, foi trabalhar de metrô e aproveitou para descartar objetos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2017 às 19:44

- Atualizado há um ano

Morador de Brotas, Enéas Sena, 48 anos, saiu de casa para deixar o filho na escola e ir trabalhar instalando câmeras no Engenho Velho da Federação, na tarde desta terça-feira (25). No meio da atividade, recebeu uma ligação de um amigo contando que uma estação do metrô estava interditada por suspeita de que uma mochila abandonada estivesse com uma bomba. "Ai meu Deus, minha mochila!", se assustou Enéas. (Foto: Almiro Lopes/CORREIO)Enéas contou ao CORREIO que é ele quem joga o lixo fora de casa. Nesta sexta, ele resolveu descartar também uma mochila velha, por isso, pegou o lixo que tinha em casa, colocou dentro da mochila e, no caminho, parou na estação do metrô de Brotas e jogou o material na lixeira. Ele não imaginava que uma coisa tão boba fosse causar tanto alvoroço na cidade.  

"Eu junto o que tem de lixo e no caminho jogo fora. Hoje coloquei tudo em uma mochila velha, que já queria jogar fora. Passei na escola do meu filho, entrei na estação e joguei na lixeira. Depois fui trabalhar. Eu joguei na lixeira da estação porque era um material que poderia ser reciclado", contou. Dentro da mochila havia muitos papéis, material que foi usado na festa de aniversário de 3 anos do filho, que aconteceu no final de semana. 

Segundo Enéas, um dos segurança viu quando ele descartou a mochila na lixeira, mas o funcionário não reclamou. Orientando por um irmão, resolveu ir na 6ª Delegacia (Brotas) se explicar. "Só parei para jogar o lixo", disse. 

Enéas também trabalha como professor e se diverte pensando nas brincadeiras que vai ouvir dos alunos. "Meu apelido inclusive já é 'Muçulmano', dizem que eu pareço", conta.

OperaçãoO Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, descartou que uma mochila abandonada na Estação de Brotas do metrô contivesse uma bomba. A unidade especializada foi acionada na tarde desta terça-feira (25) para verificar a situação. A atitude do homem que deixou a mochila na lixeira do mezanino foi considerada "suspeita", chamando atenção. (Foto: Alberto Maraux/ SSP)Segundo o capitão Victor de Menezes, que comandou a ação, todos os protocolos internacionais de identificação do material foram seguidos e o local foi evacuado. "Após analisarmos o material, com o auxílio de aparelhos de detecção de imagens internas (raio x), a mochila foi retirada  e aberta com o auxílio de um braço robótico", explica o capitão. Dentro estavam papéis e um dispositivo metálico.

SustoNo meio da tarde, um funcionário da CCR acionou o Bope. "A CCR Metrô Bahia informa que foi identificada uma mochila abandonada em uma lixeira da Estação Brotas. Imediatamente, a concessionária acionou o Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado da Bahia (Bope) que está à frente das operações no local", informou a concessionária, em nota.

Ainda conforme a CCR, a estação foi evacuada e todos os usuários foram retirados com segurança. O incidente ocorreu na tarde desta terça-feira (25). "A concessionária está empenhada, juntamente com o Bope, em restabelecer a normalidade do sistema o mais breve possível", continua o comunicado, enviado por volta de 18h20.

Segundo relatos de pessoas, no local, seguranças bloquearam saída e entrada de passageiros. "Minha mãe está dentro da estação e conseguiu ligar, disse que tem uma mala na entrada da estação do metrô e que os seguranças impediram a saída de qualquer passageiro. Outros dizem que tem uma bomba e não conseguiram até o momento desmontar", relatou a leitora Mariana Pontes. "Ela disse que ainda estão presos lá e que o calor está insuportável porque está cheio de passageiros", acrescenta. Os passageiros foram liberados do local por volta das 17h30.

[[saiba_mais]]