Mala vazia: suspeita de bomba é descartada no Shopping da Bahia

Nesta segunda (7), cinco lojas foram fechadas durante a operação do Esquadrão de Antibombas do Bope.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2017 às 14:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Alberto Maraux/SSP
. por Alberto Maraux/SSP

Comerciários, lojistas e clientes viveram momentos de tensão no Shopping da Bahia, ontem, devido à notícia de que uma bomba havia sido instalada no local. A ameaça, porém, foi descartada no começo da tarde, quando policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar (PM),  verificaram que a mala e a mochila abandonadas, onde suspeitava-se estariam os artefatos,  estavam vazias. 

O primeiro recipiente encontrado foi a mala, na escada que divide o primeiro e o segundo pisos do shopping. O segundo foi uma mochila vermelha, no banheiro do térreo. De acordo com o capitão Erico de Carvalho, da Companhia Antibomba do Bope, uma parte dos policiais do batalhão foi deslocada para o local. 

Ainda segundo o capitão, o Bope precisou seguir um protocolo internacional para realizar a investigação. “A gente precisou isolar uma parte da área, utilizar os trajes de antifragmentação e fizemos aproximação com raio-x”, explicou. Devido à suspeita de bomba, as lojas situadas no entorno do local foram fechadas por cerca de duas horas. O atendente de uma das lojas, Carlos Alexandre, falou que o falso atentado prejudicou as vendas. “A loja estava até cheia quando a polícia mandou todo mundo sair”, contou.

Logo após o final da operação, o motorista Antônio Oliveira afirmou não acreditar que exista ataques a bomba em Salvador. Enquanto a polícia retirava os objetos do local, ele brincou com a situação: “Bomba na Bahia? Só no São João.  Salvador não é o Iraque”. Já Enilde Sena de Oliveira foi pagar uma conta em uma agência bancária próxima ao local e parou para observar a operação policial. 

Curiosa, ela contou que ficou preocupada porque os ataques com bombas estão cada vez mais recorrentes no mundo. “Acontece em todo lugar e também pode acontecer aqui", disse. “Mas, no final, não foi nada, acho que deve ter sido um trote”, completou.

[[galeria]]

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou, em nota, que o trote vai ser investigado pela polícia, que fará a análise das imagens das câmeras de segurança do shopping para identificar os responsáveis. A polícia vai investigar também a relação entre o abandono das sacolas e um telefonema feito por um homem, ontem, ao serviço 190, afirmando que tinha abandonado uma bomba no estabelecimento

Metrô

No mês passado, a estação de Brotas do metrô foi evacuada após uma suspeita de bomba dentro de uma lixeira. O Bope usou equipamentos de detecção de imagens para analisar a mochila, que depois foi aberta pelos policiais. Na sacola, havia lixo.

Leia mais: Mochila de papel, ebó e gengibre: relembre as falsas bombas que mobilizaram a polícia na Bahia

O dono da mochila, Enéas Sena, 48 anos, contou, depois, que tinha o hábito de jogar o lixo de casa na estação, já que mora próximo ao local. 

"Eu junto o que tem de lixo e no caminho jogo fora. Hoje coloquei tudo em uma mochila velha, que já queria jogar fora. Passei na escola do meu filho, entrei na estação e joguei na lixeira. Depois fui trabalhar. Eu joguei na lixeira da estação porque era um material que poderia ser reciclado", revelou na ocasião. Dentro da mochila havia o material que foi usado na festa de aniversário de 3 anos do filho do professor.