'Não sei por que resolveram entrar no mar', diz irmã de jovem que se afogou em Amaralina

Reinaldo Lima dos Reis estava com amigos e o irmão

  • Foto do(a) author(a) Amanda Palma
  • Amanda Palma

Publicado em 15 de setembro de 2017 às 10:23

- Atualizado há um ano

As buscas pelo jovem Reinaldo Lima dos Reis, 20 anos, que desapareceu após se afogar em Amaralina, foram retomadas na manhã desta sexta-feira (15). Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local, próximo ao Largo das Baianas, onde aconteceu o afogamento para tentar encontrar o jovem. Buscas estão sendo realizadas pelo Corpo de Bombeiros (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Segundo a irmã de Reinaldo, Maricleide dos Reis, 21, ele não tinha hábito de frequentar essa praia. "O mar estava muito agitado mesmo, não sei por que quiseram vir e entrar no mar. Ele sempre ia para aquela parte do Clube Português [Praça Wilson Lins], que é mais calmo", contou a irmã.

Junto com Reinaldo estavam quatro amigos e o irmão caçula, que foi salvo por um homem que passou pelo local e viu o momento do afogamento."Os meninos conseguiram sair logo. Um rapaz desceu do ônibus quando viu o afogamento e salvou o menino. Aí quando jogou a boia pra ele, veio uma onda e puxou ele pra baixo", relatou Maricleide. Familiares e amigos acompanham as buscas em Amaralina (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Reinaldo fazia curso no programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), executado pela ONG Cipó. "A gente estava fazendo curso de audiovisual, de filmagem e agora ia fazer de design", disse Maricleide, que estudava com o irmão.

As buscas foram retomadas por volta das 7h e é acompanhada por amigos e familiares de Reinaldo. De acordo com Maricleide, a procura está sendo realizada apenas por observação dos bombeiros. "Eles disseram que iam trazer uma lancha, mas até agora nada", disse, por volta das 10h. 

Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, uma embarcação está chegando ao local para auxiliar as buscas, e o Grupamento Aéreo (Graer) também está no local para tentar encontrar o jovem. As buscas devem continuar até o final da tarde, com condições de visibilidade. 

Resgates De acordo com o Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), somente este ano, foram realizados 747 resgates e cinco pessoas morreram afogadas no trecho entre o Jardim de Alah e Ipitanga, que é de responsabilidade do órgão.

Segundo o coordenador do grupo, João Luiz Moraes, o mar continua agitado e há risco para o banhista que entra na água nesta época do ano."O mar está bastante agitado. Não é recomendado o banho nesse período. A Capitania não recomenda, a gente também alerta. Os ventos estão mais fortes, as correntes marítimas também", diz Moraes, coordenador do Salvamar.Moraes alerta que a maior parte das vítimas de afogamento são jovens. "Eles acham que conseguem ficar no mar, mesmo com todos os avisos", observa.