Paróquia da Lapinha celebra a Festa de Reis esta semana

Programação vai de 2 a 6 de janeiro, quando é celebrada a data

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2018 às 13:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Lapinha) celebra de 2 a 6 de janeiro a Festa de Reis, com o tema “Na plenitude dos tempos, Jesus se revela a todos”. De 2 a 4 de janeiro, o tríduo acontece sempre às 19h e uma quermesse está marcada para as datas sempre a partir das 20h30.

No dia 5, será celebrada missa às 18h, seguida pelo desfile dos Ternos de Reis, saindo da matriz até a Soledade. Depois, o desfile retorna para a matriz, onde aguardará outros Ternos de Reis das paróquias da Arquidiocese de Salvador.

Já no dia 6, encerrando os festejos, uma missa acontece às 7h30. A Missa Solene está marcada para 19h e depois da Celebração Eucarística acontece o desfile do Terno Anunciação e a queima das palhas do presépio.

A paróquia destacou que os fiéis, durante o tríduo, serão convidados a fazer um gesto concreto de solidariedade, doando alimentos, objetos de higiene pessoal ou de limpeza.

Festa dos Santos Reis O “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela. Os três Reis Magos levaram a Jesus recém-nascido ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.

SERVIÇO: O quê: Festa de Reis Quando: Celebrações preparatórias de 2 a 5 de janeiro; e festa dia 6 de janeiro Onde: Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Largo da Lapinha, s/n, Lapinha)