Parques urbanos preservam áreas verdes na capital baiana

Em Salvador existem três grandes parques que são uma opção de lazer para as famílias: o da Cidade, o Metropolitano de Pituaçu e o de São Bartolomeu

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2017 às 07:00

- Atualizado há um ano

A placa no parque é direta: “proibido matar árvores”. O recado sintetiza para a humanidade o dever de cuidar do que lhe permite existir.

Em Salvador existem três grandes parques que são uma opção de lazer para as famílias: o da Cidade, o Metropolitano de Pituaçu e o de São Bartolomeu. Juntos, estes espaços dialogam com a norma da ONU para 2017 que propõe o seguinte desafio: #NatureForAll: como criar harmonia para as pessoas e o planeta’, mas a manutenção dos equipamentos deve ser contínua.  O Parque da Cidade, no bairro do Itaigara, concentra uma das maiores áreas verdes da capital baiana (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)No dia a dia, a preservação não vem apenas dos órgãos competentes, mas de pessoas que vivem a cidade e que se preocupam com o futuro do planeta. O senso de manter vêm em hábitos simples, como o de guardar o próprio lixo ao caminhar pelas ruas e, sobretudo, nos ambientes de proteção ambiental.

De segunda a sábado, logo quando amanhece, ao exercitar o corpo com caminhadas no Parque da Cidade, a doméstica Ivoneide de Jesus, 47, que mora em Saramandaia, tem uma companheira nas costas: uma mochila que além de servir para guardar água e alimentos durante o percurso, é o local onde guarda o lixo do que porventura consumir.

Leia também:Cidadãos cuidam da natureza por iniciativa própria em Salvador; veja como ajudar

“Hoje a gente sabe que o lixo significa problema, traz alagamentos. Assim como cuidamos da nossa casa, temos que fazer o mesmo com a natureza”, diz. Ela aproveita o espaço para as atividades ao ar livre e para apreciar as árvores e o clima fresco.

Também para fazer atividade física, o aposentado Benedito Mascarenhas, 72, e a filha, a professora Dildeia Oliveira, 43, frequentam o parque. " Antes aqui tinha a má fama dos assaltos, mas hoje não é bem assim, é importante que as pessoas usem e que conservem", diz a professora.

Em Pituaçu, o casal de bancários, moradores do bairro de Sussuarana, Antônio Felipe Santos, 27, e Franciele Costa, 27, apreciam a vegetação. Para ele, a visita ao parque é uma forma de relembrar de quando era criança e aproveitava a vegetação do bairro de Cajazeiras.

PARQUES EM SALVADORParque Zoobotânico Getúlio Vargas – ZoológicoEndereço:   Rua Alto de Ondina, s/n – OndinaResponsável:  Governo do EstadoUsos:    Lazer e educativoÁrea:  25 haParque da CidadeEndereço:  Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n - ItaigaraResponsável: PrefeituraUsos:    Lazer, caminhadas, trilhas, ciclismoÁrea: 724 mil m²Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do AbaetéEndereço:  Lagoas e Dunas do Abaeté, s/n - AbaetéResponsável:  Governo do EstadoUsos:    Lazer, caminhadas, trilhasÁrea: Parque do Abaeté 269  ha e Parque das Dunas 298 haParque São BartolomeuEndereço:   R. Oito de Novembro, 78 - Pirajá, SalvadorResponsável:  Prefeitura Usos:    Caminhadas, trilhas, ciclismo, práticas religiosasÁrea: 155 haParque Metropolitano de PituaçuEndereço:   Avenida Netuno, s/n – PituaçuResponsável:  Governo do EstadoUsos:   Ciclismo, trilhas, caminhadas, lazerÁrea: 392 ha