Pesquisa aponta crescimento de candidaturas da oposição na OAB

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2017 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Uma pesquisa que começou a rodar nas 34 subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no interior da Bahia identificou o crescimento de duas candidaturas de oposição ao atual grupo que comanda a entidade no estado: o criminalista Gamil Föppel e Antonio Menezes, ex-vice-presidente da ordem. O levantamento questiona os entrevistados se a tendência é votar em Gamil ou Menezes, dois pré-candidatos que cogitam entrar no páreo, ou um dos dois nomes ligados ao atual presidente, Luiz Viana Queiroz - Fabrício de Castro Oliveira e Luiz Coutinho. Os dois primeiros, segundo projeções parciais, começam a tomar corpo a cada nova rodada. Um cederá espaço ao outro.

Digital vermelha Para os patrocinadores da pesquisa sobre a disputa na OAB da Bahia, só o fator político pode explicar o crescimento dos candidatos oposicionistas. No caso, o excesso de identificação entre Luiz Viana Queiroz e o PT.

Caso de polícia A diretora da Academia da Polícia Civil na Bahia (Acadepol), Elâine Nogueira da Silva, excluiu da escola um candidato ao cargo de investigador por ter cometido um delito antes mesmo de entrar na corporação. Em portaria assinada no último dia 30, Elâine determinou a expulsão de Evando Euller da Silva por ter ajudado três alunos da Acadepol a escalar a parede do pavilhão de aulas da Ufba, para que eles tivessem acesso, de forma irregular, ao local da avaliação final do Curso de Formação da Civil, realizada em 23 de janeiro do ano passado.

Em alta conta A senadora Lídice da Mata é a parlamentar baiana mais influente no Twitter entre os três nomes do estado na Casa.  A líder do PSB no Senado tem 34,5 mil seguidores no microblog, número superior aos demais colegas de bancada - Otto Alencar (PSD) e Roberto Muniz (PP). Tudo por causa de suas críticas ao governo federal, que elevaram bastante a audiência da socialista nas redes. Entre os seguidores mais conhecidos que costumam retuitar os posts de Lídice, estão o ator José de Abreu e o jornalista Paulo Henrique Amorim. Recentemente, a apresentadora Renata Loprete, da Globonews, também entrou no time.

Vale-tudo Empresários do setor de turismo querem convencer a Fonte Nova Participações a entrar na briga por uma das três edições do UFC previstas para o Brasil em 2018. A empresa, que administra a Arena Fonte Nova, tem nos grandes eventos um caminho para alavancar negócios no estádio. Já o trade turístico quer driblar a crise.

Na memória O Hospital Municipal de Salvador, em construção pela prefeitura em Boca da Mata, poderá se chamar Arlette Maron de Magalhães, caso o prefeito ACM Neto (DEM) aceite a indicação feita pelo vereador Felipe Lucas (PMDB) e aprovada na última terça na Câmara. Viúva do ex-senador Antonio Carlos Magalhães,  Dona Arlette, como era mais conhecida, faleceu em 7 de outubro, aos 86 anos."É preciso que os bancos, que lucram alto, invistam em tecnologias contra as ações dos bandidos", Marcelino Galo, Deputado estadual do PT, ao cobrar apoio das instituições financeiras contra roubosPílula Galo de briga  Preso em 2012 durante a greve da PM, o ex-policial e vereador de Vitória da Conquista David Salomão (PTC) arranjou problemas após bater boca com Lúcia Rocha (DEM) na Câmara. O caso deve parar no Conselho de Ética. Salomão já havia arrumado confusão com outros quatro colegas só este ano.