PM é baleado no peito após ser reconhecido durante assalto em Brotas

Soldado estava de folga e passava de carro na Polêmica com amigos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 06:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO

O Policial Militar Uibirá de Cerqueira Barbosa, 33 anos, foi baleado na madrugada desta quinta-feira (22), no bairro de Brotas, durante um assalto. O soldado, que é lotado na Base Comunitária do Nordeste de Amaralina, estava de folga. Segundo informações do registro feito no posto da Polícia Civil do Hospital Geral do Estado (HGE), para onde a vítima foi socorrida, o PM estava com dois amigos quando foi abordado por cinco homens, na localidade da Polêmica. Os assaltantes levaram celulares e dinheiro dos três.

Conforme boletim de ocorrência do HGE, o soldado estava em um bar acompanhado de dois amigos, no bairro da Pituba, onde os três moram, e resolveu ir ao encontro de duas amigas em Brotas. De acordo com as testemunhas, com a intenção de cortar caminho, decidiram entrar pela localidade da Polêmica.

Ao chegarem ao local, segundo informou um dos amigos que acompanhava Uibirá, eles foram abordados por cinco homens armados que ordenaram que descessem do carro. Após acatarem a ordem, foram revistados pelos homens, que encontraram duas armas, um revólver calibre 38 e uma pistola 380, com Ubiraí. "Ao questionaram se a vítima seria policial, antes da resposta, o bandido atirou no peito esquerdo do soldado", diz o registro do HGE.

Conforme o relato das vítimas à polícia, os bandidos atiraram e, em seguida, levaram as duas armas. Um dos amigos de Uibirá chegou a ser golpeado por uma coronhada, mas conseguiu dirigir até o hospital para socorrer o soldado - que permanece internado em estado estável. Segundo apurou o CORREIO, o PM não corre risco de morte e já foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade médica. Os dois amigos de Uibirá não necessitaram de atendimento médico.

Em nota, a Polícia Militar afimou que o militar foi atingido na Rua da Galiza, na localidade conhecida como Polêmica no bairro de Brotas, por volta de 3h30. "O militar, que estava de folga, passava pela localidade num veículo com outros passageiros, quando cerca de cinco indivíduos armados mandaram todos desembarcarem. Ao perceberem que um dos ocupantes estava armado, os criminosos dispararam e fugiram", destacou a corporação. 

A PM informou que em 2017 foram 20 policiais militares mortos e um em 2018. Não há números de PMs baleados.