Polícia prende suspeitos de chacina no Engenho Velho da Federação

Polícias Civil e Militar ocuparam o bairro, nesta sexta, em ação contra facções; nove foram presos e um homem foi morto

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2017 às 16:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO
. por Foto: Divulgação/SSP

Uma operação policial com o objetivo de combater a atuação de duas facções criminosas no Engenho Velho da Federação, nesta sexta-feira (1º), terminou com um suspeito morto e mais nove pessoas presas. Elas são suspeitas de diversos crimes, entre eles, tráfico de drogas e homicídios, além de uma chacina que deixou quatro mortos, em julho deste ano.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), mais de 50 homens das polícias Civil e Militar ocuparam o bairro, a fim de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra membros das facções Bonde do Maluco (BDM) e Comando da Paz (CP). De acordo com moradores, elas disputam o controle da venda de drogas na região.

A operação pretendia cumprir 12 mandados de busca e apreensão e outros nove de prisão, mas apenas quatro dos suspeitos que estavam sendo procurados foram localizados, sendo que um deles morreu e outro já estava preso. A polícia prendeu outras sete pessoas em flagrante, com drogas. Um adolescente também foi apreendido.  Moradores acompanham operação policial no Engenho Velho da Federação (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Morto e presos Na ação, Evanilson dos Santos Conceição, 26 anos, morreu, segundo a polícia, em confronto com as equipes. Ainda conforme a polícia, 'Cabrita', como Evanilson era conhecido, atirou contra as forças de segurança e, durante o tiroteio, acabou atingido. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE) pela polícia, mas já chegou à unidade sem vida. Segundo ocorrência policial registrada no HGE, a troca de tiros aconteceu no Vale da Muriçoca e com Evanilson foi encontrada uma pistola ponto 40.

Foram presos: Jorge Santos, 29 anos, Thaiana Mara Cirino, 33, Devisson Ferreira da Silva, 21, Raimundo Nonta Conceição da Silva, 36, Felipe Aragão de Jesus Martins, Thiago Conceição de Oliveira, Cleiton Rodrigues dos Santos, 23, Caíque Pereira Santos, 23, e Adilho de Oliveira Ribeiro, 34. (Veja galeria com oito dos nove detidos).

[[galeria]]

Com eles foram apreendidos 1,5 tablete de maconha prensada, 25 trouxinhas, um cigarro e mais uma porção de maconha, 38 pedras de crack, R$ 314 em espécie, além da pistola ponto 40.

Segundo o delegado Odair Carneiro, titular da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM), e o coronel PM Humberto Sturaro, comandante do Policiamento Especializado, que apresentaram o resultado da operação, na tarde desta sexta, Adilho é um dos líderes da quadrilha, envolvida numa chacina com quatro mortos ocorrida no dia 21 de julho, na Rua Santa Marta, no mesmo bairro.

O ataque teria sido promovido por ele, junto com Cabrita (que morreu), Caique Pereira Santos, um dos detidos, e William dos Santos Santana, o Lacoste, que já estava preso na Cadeia Pública de Salvador. As vítimas foram Jacson Ramos de Almeida, Alexander Patrick Silva dos Santos, Reinaldo Cardoso dos Santos e Luciano de Souza Santos Filho.

"Temos a informação de que 12 homens participaram do quadruplo homicídio, e identificamos alguns dos autores. A operação de hoje foi para cumprir o mandado de prisão dessas pessoas. Sabemos que as mortes tem relação com disputas pelo tráfico de drogas na região. São dois grupos rivais que se enfrentam e estão tirando a paz dos moradores, mas graças a parcaria das unidades policiais conseguimos enfraquecer essas quadrilhas", afirmou Carneiro.

Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), DHM, Draco, Rondesp/Atlântico, Patamo, 41ª CIPM e Batalhão de Choque participaram da ação. O comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel Paulo Guerra, informou que os trabalhos começaram durante a madrugadas. 

"Desde 3h as tropas estão participando da operação. São oito guarnições da Patamo, além de viaturas e cães. Fomos contatados pelo DHPP para participar da operação e auxiliar nas prisões dos suspeitos, mas durante a ação um deles tentou fugir, deflagrou contra os policiais e foi alvejado. Nosso objetivo é trazer mais segurança para a população, combatendo e enfraquecendo o tráfico de drogas", afirmou.

Essa é a segunda grande operação das forças policiais em menos de 30 dias no bairro.