Presença de mulheres no crime é maior atualmente, diz polícia

"Tem sido habitual o traficante morrer e a mulher assumir o lugar dele”, explica delegado

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 9 de setembro de 2017 às 05:10

- Atualizado há um ano

O diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), delegado Marcelo Sansão, disse que, ultimamente, tem notado um volume maior de mulheres no crime. “A gente não via essa demanda antes. Antigamente, a mulher no tráfico era somente a mulher do bandido. Hoje, tem sido habitual o traficante morrer e a mulher assumir o lugar dele”, explicou Sansão.

Ele ressalta que, apesar de serem mulheres, não há tanta diferença na atuação feminina. “Às vezes, até com um emprego maior da violência.” De acordo com a polícia, entre as dezenas de homicídios ordenados direta ou indiretamente por Jasiane Silva Teixeira, a Dona Maria, de Conquista, destacam-se um duplo e um triplo que vitimaram integrantes da uma facção rival.

Para o diretor do Draco, a ficção pode inspirar a realidade. “Não duvido que as novelas tenham esse papel, de influenciar de algum modo a realidade.” Tanto é que, nas redes sociais de Marilza Batista Matos, a Mary, foi encontrada uma montagem dela com uma personagem de A Força do Querer.

“Ao que tudo indica, há uma atração pela adrenalina, pela atividade ilícita, a ostentação nas comunidades, o fato de serem a patroa”, complementou o diretor do Draco.

A professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Ufba, Maria Carmem Jacob, pondera: “É possível ter influência. Talvez algumas pessoas se inspirem, mas não que todos vão fazer. Muitas vezes, as pessoas se identificam porque já vivem a condição. A personagem (Bibi) foi fruto de muitas pesquisas da Gloria Peres, que tem muito cuidado”, afirma a pesquisadora.

Em seu perfil no Twitter, Gloria já rebateu: “Pessoal do mimimi: #aForçaDoQuerer é uma novela, não uma cartilha de moral e cívica, que ainda pode ser encontrada nas boas casas do ramo”, escreveu ela.