Relembre caso de adolescente que matou colegas em escola em Salvador

Ministro da Educação considerou caso no Rio de Janeiro como "sem precedentes"

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2011 às 18:07

- Atualizado há um ano

Redação CORREIO

Apesar do ministro da Educação Fernando Haddad ter considerado o ataque a tiros em uma escola municipal do Rio de Janeiro um fato “sem precedentes” no Brasil, alguns casos de atiradores em escola já foram registrados no país, ainda que em menor escalas. Um deles, em 2002, foi em Salvador, quando um estudante de 17 anos matou a tiros duas colegas em um escola particular no bairro de Jaguaribe.No dia 28 de outubro daquele ano, o estudante E.R. Matou as colegas Vanessa Carvalho Batista e Natasha Silva Ferreira, as duas de 15 anos, na escola Sigma. Atingida na cabeça, Vanessa morreu na hora. Natasha, baleada na cabeça, pulmão e pescoço, chegou a ser internada em estado grave, mas acabou morrendo no Hospital Geral do Estado no mesmo dia.

E.R. atirou dentro da sala de aula contra Vanessa, uma vez, e Natasha, quatro vezes. Depois dos disparos, E.R. foi até a quadra da escola e ficou sozinho até a chegada de policiais militares. Nervoso, ele ameaçava se matar e só se entregou depois de ser convencido pelo irmão mais velho. Segundo os outros aluno, E.R. não gostava das duas meninas e havia brigado com elas durante uma gincana, além de ser ridicularizado em público pelas duas.A arma usada no crime era do pai adotivo de E.R., um perito da Polícia Civil.

São PauloEm 2003, um ex-aluno de 18 anos entrou em uma escola em Taiúva, a 363 km de Salvador, baleando sete pessoas. Depois, o rapaz se matou. De acordo com as investigações da polícia, quando estudava no colégio o rapaz sofria bullying. Na época, um estudante ficou paraplégico depois de ser baleado na coluna.Atirador do shoppingUm dos casos considerados mais emblemáticos é o do ex-aluno de medicina Mateus da Costa Meira, que disparou contra pessoas que estavam em um cinema em um shopping de São Paulo, em 1999. Mateus, que é baiano, ficou conhecido como "atirador do shopping" e seus disparos, feitos com uma submetralhadora, deixaram três mortos e quatro feridos.