Saiba quem são os deputados baianos mais faltosos e os mais assíduos

Levantamento foi feito com dados de 2007 de sessões e comissões

Publicado em 7 de janeiro de 2018 às 09:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Os deputados federais Sérgio Brito (PSD) e Irmão Lázaro (PSC) foram os parlamentares baianos que mais faltaram ao trabalho na Câmara em 2017. No outro extremo, o petista Valmir Assunção foi o mais assíduo - ele é o únitco que registrou 100% de presença no ano, comparecendo a todas as 119 sessões realizadas. O levantamento foi feito pela coluna Satélite. 

De acordo com os dados, Brito e Irmão Lázaro não foram a 45 das 119 sessões deliberativas, o que representa 37,8% de faltas. Este é o terceiro ano seguido que Brito lidera o ranking dos faltosos. Proporcionalmente, quem mais faltou foi Fernando Torres (PSDB). Ele deixou a Secretaria de Densevolvimento Urbano (Sedur) em setembro, quando retornou ao trabalho de parlamentar. Desde então, fora 48 sessões e ele deixou de comparecer a 22, ou seja, 45,8% do total.

Veja o ranking dos cinco mais faltosos (números absolutos) 1. Sérgio Brito (PSD) - 45 faltas 1. Irmão Lázaro (PSC) - 45 faltas 3. Márcio Marinho (PRB) - 38 faltas 4. Bebeto Galvão (PSB) - 36 faltas 5. João Carlos Bacelar (PR) - 27 faltas 5. Lúcio Vieira Lima (PMDB) - 27 faltas Já entre os mais assíduos, além de Valmir Assunção, estão Roberto Britto (PP), com apenas uma falta, e Félix Mendonça Júmior (PDT), Bacelar (Podemos) e Antônio Brito (PSD), cada um com três faltas.

Veja o ranking dos cinco mais assíduos (números absolutos) 1. Valmir Assunção (PT) - sem faltas 2. Roberto Britto (PP) - uma falta 3. Félix Mendonça Júnior (PDT) - 3 faltas 3. Bacelar (Podemos) - 3 faltas 3. Antônio Brito (PSD) - 3 faltas Comissões Além de liderarem os faltosos em geral, Sérgio Brito e Irmão Lázaro também são os deputados federais da Bahia que menos compareceram às reuniões das comissões do ano passado. Lázaro não foi a 80,3% dos 66 encontros dos dois colegiados que participa. Brito, por sua vez, faltou a 79,5% das 73 reuniões feitas pelas três comissões que participa. Na Comissão de Defesa do Consumidor, em que os dois estão, Brito só esteve em 4 das 58 reuniões. Lázaro esteve em 11. Uldurico Júnior (PV), com 73,7% de faltas, Lúcio Vieira Lima (PMDB) - 70,6% - e Ronaldo Carletto (PP) - 69,2% - completam o ranking dos cinco mais ausentes.

Na outra via, Félix Mendonça Junior foi o mais assíduo nas reuniões das comissões que faz parte entre os baianos. Ele faltou somente 2,1% das 237 reuniões dos nove colegiados que participa. Nelson Pelegrino (PT) aparece em segundo, faltando a 5,8% dos encontros de suas comissões. Ele é seguido por Davidson Magalhães (PCdoB), com 6,8%. Jorge Solla (PT), com 11,8% de faltas, e Paulo Magalhães (PSD), com 12,3%.