Salvador deve perder para Fortaleza hub da Air France

Por Jairo Costa Júnior com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2017 às 12:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO

A Air France-KLM está prestes a anunciar a derrota do aeroporto de Salvador para o de Fortaleza na disputa pelo hub que a companhia europeia vai instalar no Nordeste em parceria com a Gol. Embora a empresa ainda não tenha divulgado a decisão oficialmente, o que deve ocorrer até o fim de semana, a vitória de Fortaleza começou a se desenhar no início do mês, quando o governo do Ceará garantiu R$ 10 milhões para a Air France promover, nos próximos cinco anos, os voos internacionais que serão operados a partir do hub. O valor é quase o dobro da oferta apresentada antes pela Bahia. Ontem, a especulação ganhou força com as declarações feitas à imprensa pela cônsul da França na capital cearense, Fernanda Jansen, que revelou a criação de uma linha para Paris, com início previsto para dezembro em Fortaleza.

Pé atrás A preferência da Air France pelos cearenses tem origem ainda em antigas arestas com governo do estado. Aos interlocutores no Brasil, a companhia não deixou claro quais seriam elas. Só que surgiram na gestão Jaques Wagner (PT).

Cartada final Apesar dos sinais que apontam o revés do aeroporto baiano, o secretário de Turismo e Cultura de Salvador, Cláudio Tinoco, vai jogar suas últimas cartas para tentar atrair os franceses. Uma delas é o projeto de lei que concede incentivos fiscais sobre operações de hub, cuja votação pela Câmara de Vereadores está prevista para hoje. A outra é a interferência direta do prefeito ACM Neto (DEM) junto ao comando da Gol. No entanto, Tinoco sabe que as chances são pequenas.

Calendário da crise Foi remarcada para hoje a reunião da Executiva estadual do PMDB para discutir o futuro do partido após a prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima. O adiamento do encontro, marcado para ontem, se deve à morte de Orlando Martins, pai do presidente da Assembleia, Angelo Coronel (PSD). Em reuniões informais, líderes da sigla consideraram insustentável a posição de Geddel e seu irmão, deputado Lúcio Vieira Lima, no comando do PMDB baiano.

Aviso-prévio Primeiro a mostrar desconforto, o deputado estadual Hildécio Meireles disse que só ficará no PMDB se houver uma nova direção.

Idas e vindas O retorno de Lídice da Mata à liderança do PSB no Senado confirma o avanço de dois movimentos no partido. Por um lado, mostra que parlamentares alinhados ao governo concluíram as negociações para trocar o PSB por legendas da base. Em especial, o DEM, caminho provável da maioria dos dissidentes. Por outro, comprova a retomada da sigla pela ala que gravita em torno do PT.

Pra todo lado Titular da CPMI da JBS, o deputado federal João Gualberto (PSDB) pediu a convocação de 15 pessoas de uma vez. A lista inclui a ex-presidente Dilma Rousseff, os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega, o ex-deputado Eduardo Cunha, os irmãos Wesley e Joesley Batista e o coronel João Batista Lima Filho, próximo ao presidente Michel Temer (PMDB).

Pílulas Longo prazo Apesar da pressão interna no PSD, o prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, não será candidato a deputado estadual em 2018. O objetivo dele é terminar o mandato e tentar uma vaga na Câmara em 2022. “Acredito que posso representar melhor a região no Congresso do que na Assembleia", avalia Maia, principal líder político da Região Sisaleira

Negociações Para a Assembleia, a tendência é que Ricardo Maia apoie Rogerinho (PSD), filho do prefeito de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade. Em troca, recebe a adesão dos Andrade em 2022. Para o Congresso, ele deve ficar ao lado de Otto Alencar Filho. Em 2014, Maia ajudou a eleger Rogério Andrade para estadual e João Bacelar (PR) para federal, com quase 10 mil votos cada.