Terminal Acesso Norte funciona com 23 linhas de ônibus; veja mudanças

Primeiro dia pós-feriadão teve movimento tranquilo; passageiros podem fazer integração com o metrô desde quinta (12)

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 16 de outubro de 2017 às 18:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO

Era a primeira vez que a estudante Sheilla Pereira, 27 anos, estava no terminal Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi. O local passou a ser, desde o feriado de quinta-feira (12), uma estação de transbordo, onde 23 linhas de ônibus passaram a chegar e partir tendo como destino 32 localidades de Salvador.

Nas mãos da jovem, um panfleto com todos os novos trajetos e as três novas linhas de ônibus que foram criadas com a inauguração do terminal, que teve movimento tranquilo no primeiro dia pós-feriadão. São elas: Acesso Norte - Ribeira; Acesso Norte - Pau Miúdo/Sta. Mônica via San Martin; e Acesso Norte/Pernambués via Jardim Brasília. Outros intinerários também tiveram os roteiros alterados para facilitar a integração dos passageiros com o metrô. A estudante Sheila Pereira, que agora tem mais opções para chegar em casa, na Estrada das Barreiras (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) A estudante, por exemplo, chegou ali depois de pegar o metrô na Estação da Lapa e descer, logo em seguida, na Acesso Norte. Já na nova estação, sem pagar nada a mais por isso, pegaria um ônibus para chegar até a Estrada das Barreiras, onde mora com a família.

Antes, para fazer esse mesmo trajeto, ela tinha que esperar cerca de uma hora na Estação da Lapa até a chegada da condução - e rezava para ter a sorte de encontrar uma poltrona vazia, já que a fila no ponto de espera costumava ser grande."Aqui eu tenho três opções: Tancredo Neves, Mata Escura e Santo Inácio. Fico de olho porque o primeiro que chegar eu pego. Espero ficar aqui uns 15 a 30 minutos", comentou a estudante.O usuário que vem de metrô da Lapa até o novo terminal precisa descer na Estação Acesso Norte e, de lá, atravessar uma passarela até chegar ao novo local de transbordo, onde tem acesso às novas linhas. Já quem chega no terminal e quer ir ao Shopping Bela Vista, deve fazer o trajeto oposto com destino à estação de metrô e pegar outra passarela com acesso ao centro de compras. Estação de transbordo do Acesso Norte tem movimento moderado no primeiro dia de mudança após o feriadão (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) Implantação A criação do terminal e a mudança nos roteiros dos veículos foi implantada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), e a intenção é que até fevereiro de 2018, 77 linhas de ônibus tenham como destino também a estação.

Com as mudanças, a expectativa da Semob é que o tempo das viagens diminua em até 50%, caindo cerca de uma hora, na maior parte dos roteiros.

[[publicidade]]

O artesão Jorge Rodrigues, 62, quando queria chegar até a Rótula do Abacaxi, precisava pegar um ônibus até a Estação da Lapa e, de lá, outra condução até o complexo viário. Agora, o ônibus que tem como parada final o Acesso Norte passa na porta de casa. "O tempo de viagem diminuiu muito. Só falta me deixar na cama", brinca Jorge.

Mudança na gratuidade A mulher dele, a dona de casa Rosália Virgínia, 61, por sua vez, quando precisava ir para a casa da filha, em Lauro de Freitas, tinha que pegar um ônibus até a Sete Portas para só depois pegar um coletivo direto para a cidade da Região Metropolitana. A viagem chegava a durar 1h30 - isso quando o trânsito ajudava, porque em dias de engarrafamento, a viagem chegava a 2h30. Com 61 anos, Rosália Virgínia gostou das mudanças nas linhas, mas lamenta ter perdido gratuidade com integração (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)  Com o novo terminal, ela só precisa pegar um ônibus até o Acesso Norte e depois, já na estação, integrar com o metrô, que tem como parada final o bairro de Mussurunga. Como a linha 2 do metrô só vai até lá, precisa pegar outra condução até chegar ao destino final. Mas o roteiro, segundo ela, ainda é mais rápido que o anterior."Melhorou tudo. A estação está ótima. Foi uma maravilha. Só não gostei de uma coisa: quem tem menos de 65 anos vai deixar de ter gratuidade", lamenta a dona de casa.A mudança ocorre após o Governo do Estado, responsável pelos ônibus metropolitanos e metrô - nos quais pessoas a partir de 60 anos não pagavam passagem -, fechar acordo com a Prefeitura para a integração dos sistemas, unificando a idade mínima de gratuidade em 65 anos.

Confira as mudanças em cada linha:

- Linha 0304 - Bom Juá/Barra

AlteraçõesBarra: Quem pretende chegar até o bairro da Barra deve descer no Acesso Norte e ir até a Estação da Lapa utilizando o metrô. De lá, o passageiro utiliza a integração com os ônibus LB1, LB2 ou LB3.

Avenida San Martin: A integração deve ser feita no Acesso Norte com a linha 1145 no Terminal Acesso Norte/Ribeira

Rua Padre Feijó: Passageiros devem ir até a Estação da Lapa e depois, já na Avenida Joana Angélica, no Nazaré, pegar as linhas Eng. Velho da Federação/Nazaré, Federação/Nazaré ou Conj. Pirajá/Eng. Velho da Federação.

- Linha 0320 - Bom Juá/Retiro

Alteração O ônibus vai deixar de passar no Retiro. Seu ponto final agora é o Acesso Norte, possibilitando a integração com o metrô e com as novas linhas com destino à Barroquinha, São Joaquim/Comércio e Ribeira. 

- Linha 0418 Pau Miúdo/Barroquinha 

Alterações Acesso Norte: É preciso utilizar a linha 1140 - Pau Miúdo/Santa Mônica via San Martin.

Barroquinha: É preciso utilizar a linha 1143 - Acesso Norte/Barroquinha. Quem precisa fazer a integração na Barroquinha vai ter que utilizar as linhas 0420 - Pau Miúdo/Lapa ou 0417 - Iapi/Lapa

- Linha 0424 - Sta. Mônica/Barroquinha 

Alterações Com as mudanças, essa linha passa a ser chamar 1140 - Acesso Norte - Pau Miúdo/Sta. Mônica via San Martin.

Barroquinha: É preciso integrar com a linha 1143 - Acesso Norte/Barroquinha.

Comércio: O usuário deve integrar com a linha 1144 - Acesso Norte/São Joaquim/Comércio 

- Linhas 0904 - Conj. G. Marback/ Est. da Lapa   0905 - Conj. G. Marback/São Joaquim (Ponto final Acesso Norte) 0923 -  Conj. G. Marback/ Barroquinha 

Alterações Lapa: O passageiro deve pegar a linha  0923 -  Conj. G. Marback/ Acesso Norte e fazer a integração com o metrô.

São Joaquim: O usuário pode fazer a integração com Conj. G. Marback/ Est. da Lapa  0905 - Conj. G. Marback/São Joaquim. Para Barroquinha, o ideal é o  0923 -  Conj. G. Marback/ Barroquinha. 

- Linhas 1109 - Pernambués/Barroquinha (Ponto Final Acesso Norte)   1113 - Pernambués/ Jd. Brasília - Lapa

Alterações Lapa: Integrar com o metrô até a estação.

Barroquinha: Integrar com a linha 1143 - Terminal Acesso Norte/Barroquinha

- Linha 1116 Saboeiro/Lapa (Ponto Final Acesso Norte) 

Alteração Lapa: É preciso integrar com o metrô até a estação

- Linha 1118 - São Gonçalo/Barroquinha (Ponto Final Acesso Norte) 

AlteraçãoSete Portas e Barroquinha: Integrar com a linha 1143 - Acesso Norte/Barroquinha

- Linha 1106-01 São Gonçalo/Pituba 

Alteração Linha foi substituída 

- Linha  1139 - N. Sra. Do Resgate/Pituba 

Alteração A linha foi substituída aos domingos e feriados. É preciso integrar com as linhas 1207 - T.Neves/Pituba  1238 - Jd. St. Inácio/Pituba 1220 - Mata Escura/Pituba 

- Linha 1139 - 01 N. Sra. do Resgate 

Alteração Substituída

- Linhas 1202 - Tancredo Neves/Barroquinha   1208 - Tancredo Neves/ S. Joaquim 1206 - Tancredo Neves/Lapa

AlteraçõesLapa: É preciso integrar com o metrô

Barroquinha: Integrar com a linha 1143 - Acesso Norte/Barroquinha

São Joaquim: Integrar com a linha 1144 - Acesso Norte - S. Joaquim/Comércio

- Linha 1213 Conj. ACM/Arraial do Retiro - Barroquinha 

Alteração Ponto final Acesso Norte. Volta a operar nos domingos e feriados. 

Barroquinha: Integrar com a linha 1143 - Acesso Norte/Barroquinha. O atendimento ao Resgate será feito pela linha - 1108 - N. Sra. do Resgate/Acesso Norte

- Linha 1144 - Acesso Norte - S. Joaquim/Comércio

Alterações O trajeto do coletivo mudou e ele vai passar a trafegar pela Av. Heitor Dias, Via Expressa, São Joaquim e Terminal da França

Novas Linhas 1143 Acesso Norte-Barroquinha  1145 Acesso Norte - Ribeira 1140 Acesso Norte - Pau Miúdo/Sta. Mônica via San Martin 1133-01 Acesso Norte/Pernambués via Jardim Brasília