Assine

Mãe diz que filha foi internada com intoxicação após brincar com slime


 

Garota sofreu envenenamento por bórax, um dos ingredientes da receita caseira

  • Da Redação

Publicado em 22/05/2019 às 20:41:00
Atualizado em 19/04/2023 às 19:32:04
. Crédito: .

Uma menina está internada em um hospital de São Paulo depois de sofrer um envenenamento por bórax, um dos ingredientes do slime, geleca que virou mania entre a criançada. As receitas disponíveis pela internet incluem água boricada, amaciaente, tinta, cola branca e o bórax, ingrediente que acabou prejudicando a pequena Valentina Pagano. (Foto: Reprodução) A mãe de Valentina, Cris Pagano, publicou um post nas redes sociais falando sobre sua experiência. A filha está internada há mais de uma semana. "Ela apresentava um quadro de gastroenterite sem nenhuma razão aparente. Todos os exames estão normais, hemograma e PCR inalterados, ultrassom e tomografia mostrando apenas um aumento e inflamação nos linfonodos intestinais. E hoje, depois de muitos dias de angústia, vendo ela piorando a cada dia - apesar do esquema fortíssimo de medicação para vômitos -, sem comer nada desde o início do quadro, veio o diagnóstico: envenenamento por bórax", diz o desabafo. "Mães, proíbam o uso nos slimes! O médico já avisou a Vigilância Sanitária, que informou já ter outras ocorrências".

Valentina conta que o médico desconfiou do que poderia estar acontecendo justamente ao vê-la brincando com um slime. "Todos os dias no hospital, eu estava fazendo slimes porque sempre que recebia uma visita, eu ganhava materiais. Enquanto eu mexia com isso, ele penetrava na minha pele indo para a minha corrente sanguínea".

Com a viralização do post, Cris voltou para esclarecer. "Minha filha, Valentina, NÃO BEBEU BÓRAX DILUÍDO EM ÁGUA...ela possui uma conta de Slime e fazia muita Slime e manipulava o Bórax para dilui-lo em água diariamente! Somente postei para servir de alerta para que não aconteça com outras crianças!", escreveu.

O bórax é o ingrediente mais perigoso da lista para fazer slime. O borato de sódio é tóxico, mas mesmo assim é encontrado facilmente no comércio. Ao brincar, as crianças podem ficar horas em contato com a substância. "A queimadura, especialmente nas mãos, pode ser a reação mais grave por ação abrasiva causada pelo borato de sódio. Existe, ainda, risco de reações alérgicas, já que as crianças têm uma pele mais sensível", disse à Revista Crescer o alergista Nelson Guilherme Bastos Cordeiro.

Há risco do produto ser inalado, o que pode causar problemas no aparelho respiratório. E o médico alerta: "Pode desenvolver dermatite de contato por conta de uma substância encontrada normalmente em espumas de barbear e amaciantes, chamada de metilisotiazolinona".

Os pais devem prestar atenção na quantidade do produto que a criança vai manipular - e também o tempo que ela vai ficar em contato com a mistura. Ou, ainda, pode-se optar por kits de produtos industrializados, com produtos e concentrações testadas, evitando os riscos do slime caseiro.