Assine

'É muito dinheiro', avisa BNB sobre financiamento da Ponte Salvador-Itaparica


 

  • Donaldson Gomes

Publicado em 15/04/2019 às 06:56:00
Atualizado em 19/04/2023 às 16:18:06
. Crédito: .

A tal da cabotagem O nome pode não ser lá muito comum, mas a movimentação de cargas por navegação costeira, conhecida como cabotagem, no Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon-Salvador)  voltou a bater recordes. Desta vez, a atividade registrou o melhor desempenho mensal da história, em março, e no acumulado do primeiro trimestre do ano. No mês passado, foram movimentados 5.149 contêineres. Até então, o maior volume tinha sido registrado em agosto de 2018. Março representou um aumento de 47% na movimentação entre o Tecon e outros terminais brasileiros, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os destaques foram a movimentação de polímeros, com alta de 210% e Siderúrgicos e Metalúrgicos, com 326%. De janeiro a março, o recorde de cabotagem foi conquistado com o transporte de 12.473 contêineres cheios, o que representou um aumento 22%. Os resultados mostram que o modal vem se consolidando como opção para o transporte de cargas no país para trechos mais longos. Além de ser uma opção mais segura e com menos chances de avarias, a redução de custos chega a 30%. “Os resultados são fruto de um esforço em conjunto entre nossa equipe comercial e armadores, e apesar de já ser um case de sucesso”, avalia Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador.Resultados gerais  No geral, a movimentação de cargas do Tecon também obteve saldo positivo em março, com uma alta de 21% em relação ao mesmo período de 2018. No fechamento do trimestre, o aumento foi de 11%, com 50.106 contêineres. Nas exportações, o embarque de frutas do Vale do São Francisco, uma das principais cargas movimentadas, teve alta de 81% no mês e de 38% no trimestre.  A Europa foi o principal destino. As importações tiveram como destaque em março peças e equipamentos (+79%), borracha (+60%) e minérios (+56%). No trimestre, os destaques foram: peças e equipamentos (+49%), produtos de varejo (+25%) e polímeros diversos (+20%).

´É muito dinheiro' Em visita a Salvador na última semana para um encontro com empresários, o presidente do Banco do Nordesde do Brasil (BNB), Romildo Rolim, deixou poucas esperanças em relação à possibilidade da instituição financiar o projeto da Sistema Viário Oeste (SVO), cuja grande vedete é a Ponte Salvador-Itaparica. "É muito dinheiro", respondeu quando questionado sobre o assunto. Segundo ele, o banco poderia até participar junto com um conjunto de instituições financeiras, entretanto nunca como um financiador exclusivo do projeto, estimado em pouco mais de R$ 6 bilhões. 

Produtividade Apesar de uma leve alta na área plantada com grãos na Bahia agora em 2019, de 2,5% em relação a 2018, a expectativa é de uma queda de 15,4% na safra deste ano, segundo dados do IBGE. O problema é a queda na produtividade. No caso da soja, a queda esperada é de 19,4% e o algodão deve cair 11,6%. 

Eventos Salvador será a próxima sede do Congresso Nacional de Educação, da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O evento, com cerca de 2,5 mil participantes, será realizado em 2021. O anúncio foi feito na última semana de março, no encerramento da quinta edição, em Cuiabá (MT).