Assine

Líderes partidários resistem a nomes de PT e PSD para presidência da Assembleia


 

  • Luan Santos

Publicado em 19/10/2018 às 05:00:00
Atualizado em 19/04/2023 às 01:15:09
. Crédito: .

Lideranças partidárias da base governista resistem a nomes de PT e PSD na disputa  pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Embora os dois  deputados considerados favoritos na corrida (Rosemberg Pinto e Adolfo Menezes)  sejam das duas legendas, caciques defendem uma terceira via. O motivo é que o PSD  já conta com  a União dos Municípios (UPB), comandada por Eures Ribeiro,  enquanto o PT tem boa fatia de cargos no governo. Além disso, o PSD ocupou uma vaga na chapa majoritária do governador Rui Costa (PT) com o atual  presidente da Casa, Angelo Coronel, eleito senador. 

Correndo por fora PP e PSB se movimentam para angariar apoios e se consolidarem como a terceira via. Os deputados Nelson Leal e Alex Lima, representantes das respectivas legendas, são  apontados por lideranças como favoritos, com vantagem para o primeiro. Leal, além de ter mais tempo na Alba, tem o aval do partido, cuja bancada na Casa é a terceira maior.

Estratégia De olho nas articulações, a bancada de oposição na Alba já decidiu que vai votar em bloco, repetindo o posicionamento na eleição de Coronel, em 2017. A avaliação do grupo é que a oposição definiu a vitória de Coronel ao mobilizar os 19 deputados, que abriram as portas para os demais. A ideia é articular uma estratégia similar na disputa atual. 

Nome forte O deputado estadual Alan Sanches (DEM) é apontado como favorito para liderar a oposição na Assembleia a partir de 2019. Embora o bloco ainda não tenha se reunido para tratar do assunto, Sanches tem um perfil aguerrido e conhece os trâmites da Casa, o que lhe dá vantagem, segundo integrantes da bancada. 

Investigação  O Ministério Público estadual (MP) abriu um inquérito para apurar atrasos do governo do estado no pagamento a empresas de segurança privada que prestam serviço ao Executivo. O sindicato das empresa (Sindesp) denunciou o caso e alega falta de transparência do estado.

Chapas prontas Os dois principais nomes que concorrem à presidência da secional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já definiram suas chapas. Gamil Föppel terá como vice Larissa Camandaroba, com Daniel Keller como secretário-geral, Laila Hage como tesoureira e Soraia Costa Pinto como secretária-geral adjunta. Já a chapa de Fabrício Castro, que tem Ana Patrícia Dantas como vice, é composta ainda por Marilda Sampaio, Maurício Leahy e Hermes Hilarião.

Voo alto Sobrinho do deputado federal Ronaldo Carletto, Neto Carletto deve assumir a presidência nacional do PP Jovem a partir de 2019. Atual presidente do PP Jovem da Bahia, Neto foi cogitado pelo tio a disputar uma vaga na Assembleia, mas o projeto não vingou."Não queremos dificultar os interesses de Pernambuco, mas não podemos deixar que uma emenda prejudique a cadeia automotiva da Bahia e todo um parque industrial que emprega mais de 20 mil pessoas em nosso estado", José Carlos Aleluia, deputado federal, do DEM, ao afirmar que a bancada baiana no Congresso se uniu para impedir a inclusão de uma emenda que traria desvantagem à indústria automotiva baiana em comparação a outros estados do Nordeste. A emenda em questão foi apresentada pelo deputado Armando Monteiro (PTB-PE) à MP 843/2018 e beneficia uma montadora instalada em Pernambuco. A MP institui o Programa Rota 2030, que possui itens essenciais para a manutenção do parque automotivo da região Nordeste