Assine

Pandemia gera onda de cancelamentos em destinos turísticos para Semana Santa


 

Por Jairo Costa Júnior

  • Jairo Costa Jr.

Salvador
Publicado em 17/03/2020 às 05:15:00
Atualizado em 20/04/2023 às 23:26:04
. Crédito: .

No rastro da pandemia, grandes destinos turísticos do interior baiano foram surpreendidos com cancelamentos em massa de reservas de hotelaria para a Semana Santa, considerado o maior motor para o turismo do estado depois do Carnaval e do Réveillon. Entre os mais afetados, está Itacaré, onde hóspedes de um casamento no luxuoso Txai Resort receberam diagnóstico positivo para coronavírus. Na cidade, donos de hotéis e pousadas relataram à Satélite que, em média, o índice de reservas canceladas nos últimos dias já era de 70%. A maioria dos empreendimentos do município estava praticamente lotada por causa do Festival de Forró de Itacaré, previsto inicialmente para acontecer da Quinta-Feira Santa ao Sábado de Aleluia, com Elba Ramalho, Targino Gondim e Geraldo Azevedo.Vazio à vista Segundo apurou a coluna, outros destinos com alto fluxo de turistas na Semana Santa também registraram números crescentes de cancelamentos. É o caso de Morro de São Paulo, Boipeba, Barra Grande, Ilhéus e Porto Seguro.

Água no chope Além do segmento hoteleiro, os impactos da disseminação veloz do vírus atingiram também os eventos patrocinados pelas cervejarias no interior e capital. Reservadamente, executivos  do setor afirmaram que mais de dez festas bancadas pela Ambev em toda a Bahia foram suspensas recentemente. Fonte de apoio financeiro para boa parte dos eventos musicais da Bahia, a Ambev disse, por meio de sua assessoria, que não confirma números. Afirmou apenas que o principal compromisso da companhia é proteger a segurança e a saúde dos seus colaboradores. “Reforçamos os protocolos de higiene e prevenção e restringimos viagens nacionais e internacionais”, disse a Ambev, ao anunciar que ofereceu a opção de trabalho em home officer para os funcionário que atuam nos escritórios da empresa em todo o estado, assim como no resto do país.

Barril dobrado Além da Ambev, lider do setor, eventos patrocinados por seu concorrente direto no mercado de cervejas, o Grupo Heineken, também estão sendo suspensos na Bahia. Especialmente, aqueles que são apoiados pela Devassa, marca que apostou alto em shows e festivais musicais voltados para o público das classes A, B e C.

Pista dupla Cardeais da base e da oposição ao governo do estado acham que, com a adesão do deputado federal Leur Lomanto Júnior (DEM), o deputado Zé Cocá (PP) praticamente pavimentou a vitória na disputa pela prefeitura de Jequié. Como Cocá já era apoiado pela primeira-dama da Bahia, Aline Peixoto, a previsão é de que as chances dele se multiplicaram após embarque do principal líder oposicionista  na nona maior cidade baiana.

Stand-by O Supremo deve decidir em breve se libera o regime semiaberto para o ex-ministro Geddel Vieira Lima. No último dia 13, a Corte recebeu manifestação da Procuradoria-Geral da República sobre a decisão que condiciona o benefício ao pagamento de R$ 53,6 milhões em multas e danos coletivos. O teor, no entanto, não foi divulgado.Você também concorda que aumentar os preços de forma abusiva em períodos como o que estamos passando agora com o coronavírus são um absurdo? Imagine comprar  álcool em gel e ver que o produto está 20 vezes mais caro. Não dá! Por isso, apresentei projeto de lei para que esse aumento seja considerado crime  com pena de prisão de 2 a 5 anos  Angelo Coronel, senador pelo PSD da Bahia, ao comentar a proposta apresentada ontem por ele