Assine

Goethe-Institut exibe mostra sobre os pássaros e suas metáforas


 

A exposição que explora diferentes linguagens de fotografia e vídeo começa a partir desta sexta (14)

  • Vinicius Harfush

Publicado em 14/06/2019 às 11:30:00
Atualizado em 19/04/2023 às 21:56:04
. Crédito: Helen Salomão/Adriano Machado

A segunda exposição do  programa de exposições no Goethe-Institut 2019 será aberta nesta sexta (14), com o trabalho de 15 artistas, nacionais e internacionais. Batizada de Concerto para Pássaros, a mostra aproxima artistas de várias  gerações que representam os  pássaros de diferentes  formas. 

“Essa exposição trata sobre uma investigação dos pássaros como a representação de um ciclo de liberdade. A visão não se limita aos animais, mas também as suas gaiolas”, explica  o curador do projeto, Tiago Sant'Ana.

Segundo ele, o projeto se divide em três núcleos de apresentação: “Um mais próximo das religiões afro-brasileiras, outro que investiga as relações entre humanidade e natureza, e um último com artistas que de algum modo apresentam estudos sobre os pássaros.  Tiago afirma que essa mistura de perspectivas é proposital e amostra não tem uma divisão física.

O projeto é composto por artistas de quatro países. Além do Brasil, Cuba, Alemanha e Zimbábue estarão  representados no instituto, que exibe as obras até o final de julho. As temáticas e linguagens variam e, além da fotografia tradicional, a exposição convidou artistas para apresentar as obras em vídeo, como a alemã Annika Kahrs, que mostra  uma performance filmada feita para o público. 

“A foto e o vídeo tornam essa diversidade de linguagens mais complexas para entender a forma desses pássaros, não só no sentido metafórico, mas simbólico”, afirmou o curador. Entre os estrangeiros,    o cubano Carlos Martiel se destaca por trazer elementos da sociedade, como o debate das políticas de imigração, para dentro da mostra. 

Entre os baianos, destaques para artistas que representam diferentes gerações e escolas artísticas como Mestre Didi,  Calasans Neto, Zé Garcia e  Mário Cravo Neto ( já falecidos), e Ayrson Heráclito e Ieda Almeida, que representam a arte contemporânea. Dona Aletícia, Edsoleda Santos, Efrain Almeida, Georgina Maxim, Helen Salomão e João Oliveira estão na mostra

De  Mário Cravo, por exemplo, a mostra traz fotografias  em preto e branco, montando um trabalho com uma temática afro-brasileira, que remete à crença aos orixás.

Concerto para PássarosO quê: Mostra Concerto para PássarosQuando: Abertura nesta sexta (14), às 19h.  Visitação de segunda a sábado, 9h às 19h, até 27/07Onde: Goethe-Institut ( Vitória)Entrada gratuita