Assine

Morre André Catimba, um dos maiores ídolos da história do Vitória


 

Ex-atacante brilhou no time de 1972 do Leão e também marcou época no Grêmio

  • Da Redação

Publicado em 28/07/2021 às 15:01:46
Atualizado em 22/04/2023 às 12:05:06
. Crédito: Francisco Galvão/EC Vitória

O ex-atacante André Catimba, um dos maiores ídolos da história da Vitória, morreu nesta quarta-feira (28), em Salvador. Ele tinha 74 anos e, segundo o clube divulgou, a causa foi uma complicação após cirurgia na laringe.

Ao lado de Osni e Mário Sérgio, Catimba foi destaque do trio de ataque mais marcante nos 122 anos de existência do rubro-negro, campeão baiano de 1972. Na final contra o Bahia, o Leão venceu as duas partidas na Fonte Nova por 2x1 e 3x1, tendo André aberto o placar no jogo de volta.

Aquele timaço - escalado na final com Agnaldo, Roberto, Leleu, Válter e França; Luciano e Juarez; Osni, Gibira, André (Marcílio) e Mário Sérgio (Almiro) - encerrou um jejum de sete anos sem conquistar o Campeonato Baiano para o Vitória. O centroavante jogou no clube de 1971 a 1975. Arquivo CORREIO É ídolo também do Grêmio e teve uma passagem muito boa pelo Guarani, apesar de curta, ambas na década de 1970. No tricolor gaúcho, virou herói ao marcar o gol do título estadual de 1977 contra o Internacional, que tentava o nono troféu consecutivo em cima do maior rival.

Na comemoração, André se atrapalhou ao dar uma cambalhota, e o clique do fotógrafo Armênio Abascal Meireles eternizou a cena como a lembrança daquela conquista. Ele é autor também do gol considerado mais bonito do antigo Estádio Olímpico (de bicicleta contra o Esportivo, em 1979) e tem os pés gravados na Calçada da Fama da Arena do Grêmio, inaugurada em 2012, em Porto Alegre. Catimba e a cambalhota após o gol do título gaúcho em um Gre-Nal de 1977 (Foto: Armênio Abascal Meireles/Arquivo Museu do Grêmio) No futebol baiano, o soteropolitano Carlos André Avelino de Lima jogou também no Galícia, no Ypiranga e no Bahia. A trajetória do centroavante nos campos incluiu ainda o Náutico e o Argentinos Juniors, clube onde, já veterano, foi companheiro do jovem Diego Maradona em 1980. Após a aposentadoria, André chegou a treinar o Vitória em 1989. 

O Leão homenageou o ídolo com mensagens no Twitter na qual lembrou a trajetória de André Catimba pelo clube e declarou que "nesse momento de dor, a direção, conselheiros, funcionários, sócios e torcedores do Rubro-Negro expressam os mais profundos e sinceros sentimentos aos familiares e amigos de um dos ícones da história do Vitória e do futebol nacional".