Assine

Mostra reúne fases de Miguel Rio Branco na galeria Paulo Darzé


 

Exposição apresenta uma série de imagens que captam detalhes da relação entre homem e natureza

  • Da Redação

Publicado em 15/06/2018 às 16:00:00
Atualizado em 18/04/2023 às 13:04:06
. Crédito: Divulgação

A Galeria Paulo Darzé abre nesta sexta (15), às 19h, a exposição Cabisbaixo no Paraíso, do renomado fotógrafo, pintor e diretor de cinema Miguel Rio Branco, 72 anos.

A mostra apresenta uma série de imagens que captam detalhes da relação entre homem e natureza. No total, são 55 registros  de diferentes séries do artista, que desde 1980 é correspondente da agência  Magnum Photos.  

[[publicidade]]

O artista, que viveu a infância e adolescência entre a Espanha, Portugal, Brasil, Suíça e Estados Unidos, busca trazer, no trabalho, a reflexão sobre a interdependência de todas as coisas do planeta. 

Brincando entre sombras e luzes e indo nas realidades mais carentes do país, a mostra passeia entre necessidades e forças, além de captar emoções intensas de diferentes fases, como infância e maturidade. 

[[galeria]]

Com cliques cheios de metáforas visuais e planos detalhes, as obras misturam melancolia e traços críticos simultaneamente, valorizando a força da negritude e abordando temáticas como a violência até chegar a momentos que retratam a empatia e o apoio mútuo na humanidade.

“São imagens que mostram e ocultam ao mesmo tempo, trazendo a relação intensa entre o que está dentro e o que está fora, mesclando as ausências negativas e as presenças positivas de realidade que, de alguma forma, impactam a todos nós”, destaca o crítico Adolfo Montejo Navas, no texto de apresentação do catálogo da mostra.

Nos anos 80, Miguel Rio Branco fez um ensaio no Pelourinho, antes da reforma.

Paulo Darzé Galeria (Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8 - Corredor da Vitória). Abertura nesta sexta (15), 19h. Visitação: de segunda a sexta, 9h às 19h; e sábados, 9h às 13h. até 13 de julho.