Assine

Os personagens e teorias preferidas dos brasileiros em Game of Thrones


 

Pesquisa do Google mostra interesses dos brasileiros sobre a série; veja curiosidades

  • Carol Neves

Publicado em 14/04/2019 às 02:20:00
Atualizado em 19/04/2023 às 16:14:05
. Crédito: Foto: HBO/Divulgação

Começa hoje a reta final de Game of Thrones, esperada com ansiedade pela maioria dos fãs de série pelo mundo afora. A disputa de poder em Westeros deve ser um dos eixos da história, como de costume. A outra luta, mais vital ainda, é para sobreviver ao Rei da Noite, um vilão cuja única motivação conhecida até agora é matar tudo que vê pela frente. E pra quem será que os brasileiros torcem na série?

Segundo dados do Google Brasil, desde 2011, a casa mais popular no país é a dos Stark (32%), seguida pela dos Lannister (26%) e dos Targaryen (23%). A casa Baratheon é preferência de 12% e a Tyrell de 7% - mas essas parecem fora do tabuleiro na disputa da série.

Entre os personagens, os mais populares ao longo de toda a série são, em ordem, Daenerys Targaryen, Jon Snow, Sansa Stark e Tyrion Lannister, todos vitais para a temporada final - curiosamente, o quinto colocado é Khal Drogo, marido de Daenerys que morreu ainda na primeira temporada. O cenário de abril deste ano traz uma lista parecida: Daenerys, Jon, Arya e Sansa Stark (veja gráfico no final da matéria). O Norte se lembra! Casa Stark é a preferida dos brasileiros, indica Google Séria cheia de mistérios, Game of Thrones dá origem a muitas teorias. Na semana anterior à estreia da temporada final, as mais populares com os fãs brasileiros foram:

1) Teoria Bran é o Rei da Noite Essa teoria diz que Bran Stark seria na verdade o Rei da Noite. Como ele pode viajar no tempo com a habilidade do Corvo de Três Olhos, a narrativa diz que Bran voltou ao passado para pedir que o Rei Louco, Aerys II Targaryen, queimasse todos os caminhantes brancos (um desdobramento dessa teoria é que o Rei Louco teria ficado louco... por causa de Bran!). O rei teria se confundido e queimado o próprio povo, o que motivou Bran a voltar ainda mais no tempo em busca de uma solução.

Quando volta no tempo como Corvo de Três Olhos na série, Bran vê os Filhos da Floresta criando o primeiro caminhante branco, que viria a se tornar o Rei da Noite - não sabemos quem ele era antes. No momento em que o ainda humano é apunhalado, Bran parece sentir a mesma dor. A teoria é que em algum momento em que retornou, Bran entrou na mente do homem que se tornaria o Rei da Noite e acabou ficando preso naquele corpo.

A viagem no tempo é sempre uma porta que pode abrir muitas outras, mas até aqui essa é uma teoria que não mostra ter muita sustentação, em que pese o fato do Rei da Noite e Bran parecerem ter algum tipo de conexão. Bran é o Rei da Noite? Uma teoria diz que sim 2) Teoria da adaga de Mindinho A adaga de Mindinho apareceu antes da estreia da sétima temporada na mão de Arya Stark, em uma capa de revista. Desde então, começaram rumores de que Lorde Baelish seria vítima da jovem - e isso de fato aconteceu, pois Petyr foi morto no final da temporada justamente pela jovem Stark. Por que às vésperas da última temporada estão pesquisando uma teoria com um personagem já fora de cena? Só pode ser saudades do ardiloso Mindinho. Ou curiosidade para saber se essa adaga será usada por Arya para completar de matar sua listinha? Foto trouxe Arya com a adaga de Mindinho (Foto: Reprodução) 3) Teoria sobre Oberyn Martell Nessa teoria, Oberyn Martell teria envenenado Tywin Lannister antes dele ser morto pelo filho, Tyrion. Isso explicaria o forte cheiro ruim do cadáver após o crime (para além do fato de Tywin ter sido morto no vaso sanitário...).  A vingança de Oberyn seria pela morte de sua irmã, Elia Martell. Nos livros, Martell diz ao próprio anão que pensa em matar o pai dele em algum momento e é também alguém com experiência em venenos. Também há uma passagem no livro que menciona  que Tywin fez uma refeição com Mace Tyrell e Oberyn. Nada disso sequer é mencionado na série e essa teoria não parece muito forte.

4) Teoria dos Dragões e Azor Ahai A teoria das três cabeças do dragão é a mais longa e complexa. A feiticeira Melisandre menciona na série a profecia do príncipe que foi prometido, que ela interpreta que seria Stannis - e depois, Jon Snow. Nos livros, a lenda é conhecida como Azoh Ahai, um lendário herói que enfrentou os Outros durante a Longa Noite com sua espada de fogo. Para alguns, o Azor Ahai seria três pessoas ("deve haver mais de um/o dragão tem três cabeças") - a interpretação mais em voga é de que seriam Daenerys, Jon e Tyrion. Os próprios pais de Daenerys, que eram irmãos, se casaram também porque o pai deles acreditava que dessa linhagem renasceria o Azor Ahai. Jon e Daenerys, como sabemos hoje, vêm de uma mesma linhagem. Tyrion, até aqui, não - e aí o pessoal faz mais acrobacias para tentar colocar um passado Targaryen na vida do anão, que aqui seria filho do pai de Daenerys. Dragão de três cabeças? Príncipe prometido? Tyrion é um Targaryen secreto? É muita teoria! O que existe é a lenda do príncipe prometido e até hoje não se sabe se ele voltou e quem seria. É possível interpretar passagens da vida de cada um dos três personagens citados à luz da lenda, que inclui vários pontos. Os adeptos dessa teoria ainda enxergam um outro sinal que indica o trio: existe um dito de que o dragão "deve nascer do sangue" e as mães de Jon, Dany e Tyrion morreram nos respectivos partos.

5) Teorias de quem sentará no Trono de Ferro Não existe uma, existem várias, e só começando a jornada hoje saberemos o que irá acontecer. Morto ainda na primeira temporada, Drogo é o 5º mais buscado da série desde 2011 Perguntas Os dragões provocam muita curiosidade, como natural. Na última semana, as duas principais perguntas sobre questões de roteiro de Game of Thrones no Google Brasil envolvem os seres míticos. "O que acontece com os dragões de Game of Thrones?", quer saber a primeirona da lista. Resposta: não se sabe ainda, já que a série está à frente do livro e só esperando para ver. "Qual dragão morreu em Game of Thrones?" aparece em segundo. Resposta: Viserion, na sétima temporada. Ele é morto e depois revivido pelo Rei da Noite e vira uma arma para o exército Além da Muralha.

As outras perguntas do top 5 são "O que Lyanna disse a Ned?" (o nome verdadeiro de Jon, ainda não revelado, além de um pedido para que o irmão escondesse a verdade sobre o então bebê); "O que é um imaculado" (escravos castrados que são treinados para vida militar); e "Qual personagem mata o irmão mais novo dos Stark?" (Ramsay Bolton, durante a Batalha dos Bastardos, na sexta temporada. Rickon correu, correu, mas levou uma flechada e morreu aos pés de Jon).

Em popularidade, fica assim a ordem das temporadas da série nas buscas do Google no país: a quarta aparece na ponta (24%), seguida de perto pela sétima (22%) e pela primeira (21%), depois a quinta (18%) e a lanterninha fica empatada entre a sexta e a segunda (15%). As mortes que mais geraram frisson? Jon Snow (e olha que foi falsa!), Joffrey Baratheon, Ned Stark, Robb Stark e, claro, Khal Drogo.

Veja no gráfico como os personagens mais populares foram mudando ao longo dos anos no Brasil:

O site Caiu na Conta também produziu um infográfico com algumas curiosidade sobre a série. Veja: E os livros? Muitas teorias buscam inspiração nos livros, que traz mais detalhes e, claro, muita coisa que foi cortada na adaptação. Quando Game of Thrones estreou, muita gente já estava na expectativa por conta dos livros de George R. R. Martin. Outros tantos, atiçados pela curiosidade, se lançaram aos calhamaços em busca de respostas, querendo saber  antecipadamente o que aconteceria na série. Mas a TV passou as páginas de papel no final da quinta temporada. Será que o que acontecer no programa da HBO terá impacto nos dois últimos livros da saga "As Crônicas de Gelo e Fogo"?

Em entrevista à EW, os showrunners responsáveis por Game of Thrones falaram do assunto e afirmaram que não sabem examente como o escritor vai encerrar sua história, embora ele tenha explicado em linhas gerais o que pretende fazer. "(A preocupação) costumava ser que os livros iriam estragar a série para as pessoas - e por sorte isso não aconteceu, na maior parte. Agora que a série está à frente do livro, parece que pode estragar a leitura para as pessoas. Então algo que conversamos com George é que não vamos dizer às pessoas quais são as diferenças, para que quando os livros forem lançados as pessoas possam experimentá-los 'frescos", diz David Benioff."É meio legal para ele porque, obviamente por necessidade, nós passamos à frente, a série se tornou tão diferente (nas temporadas mais recentes) que as pessoas não vão ter como saber assistindo o que vai ou não aparecer nos livros. E honestamente, nem nós (sabemos)", diz D.B. Weiss.Martin, que roteirizou um episódio por temporada até a quarta não está muito envolvido na reta final. "Eu não li os roteiros e não pude visitar o set porque eu estive trabalhando (no sexto livro da saga, The Winds of Winter, ainda sem previsão de lançamento). Eu sei de algumas coisas. Mas têm muitas coisas que eles mesmos criaram. E, claro, eles me ultrapassaram há anos. Podem haver discrepâncias importantes". Ele admite que gostaria de ter acabado de escrever todos os livros antes da série chegar ao fim. "Nunca previ isso".

Além de The Winds of Winter, ainda há planos para um sétimo livro da saga, A Dream of Spring. Escritor ainda planeja dois livros para encerrar a saga (Foto AFP)