Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Confira dicas para não ser lesado na Black Friday

Especialista orienta como o consumidor pode evitar golpes e práticas abusivas durante a promoção, que acontece na sexta (24)

  • L
  • Larissa Almeida

Publicado em 13 de novembro de 2023 às 10:00

Black Friday Crédito: Gustavo Simão/O POVO

Não há quem não goste de agarrar uma boa promoção e poupar o bolso ao adquirir um produto ou serviço que custa caro. Na reta final de 2023, a Black Friday, que acontece na sexta, 24 de novembro, é vista por muitos baianos como a oportunidade ideal para economizar, mas é preciso que cuidados sejam adotados para não ser lesado por golpes e práticas abusivas de lojas nesse período.

Segundo Zilton Netto, diretor-geral da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública de Salvador (Semop), é imprescindível que o consumidor faça pesquisas de preço em diversas lojas no dia da Black Friday, mas também com dias de antecedência para evitar o velho golpe da falsa promoção.

“Pesquisar os preços antes é indicado para que o consumidor não caia naquela velha história de ‘tudo pela metade do dobro’ e para que ele tenha ciência de quanto está custando o produto para que, na data, ele encontre o produto de fato em promoção”, destaca.

Para compras online, a recomendação é verificar a avaliação de outros compradores do produto ou serviço desejado em sites voltados para o consumidor com o intuito de checar a reputação da empresa, experiência de outras pessoas, efetividade na entrega e assistência ao comprador. As medidas para prevenir o golpe mais comum nessa modalidade de compra, que é a não entrega dos produtos.

Outro ponto abordado por Zilton Netto é a política de troca de lojas de vestuário, que deve ser conferida pelo consumidor antes da compra para evitar possíveis problemas caso o item apresente algum defeito. Inclusive, a conferência de todo e qualquer documento que registre o ato da compra, como contratos e cláusulas para aquisição de um serviço, também não deve ser negligenciada. “Se o consumidor precisar de uma análise de contrato, ele pode buscar a Codecon, levando a cópia do contrato para a gente analisar para ele e dar a orientação necessária”, acrescenta.

Caso o consumidor baiano seja lesado em alguma dessas compras durante a Black Friday, pode entrar em contato com o Codecon ou com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

O Codecon atende pela Central de Atendimento Disque Salvador no número 156, pelos aplicativos Codecon Mobile e Aplicativo Fala Salvador, pelo site e pelo portal Fala Salvador.

Já o Procon atende pelo aplicativo PROCON BA MOBILE, pelo site e pelo e-mail [email protected].

*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro