Assine

Salvador tem chuva, raios e alagamentos nesta quarta-feira


 

Chuvas fortes começaram ainda na noite da terça-feira (26), em diversos bairros

  • Da Redação

Publicado em 27/03/2019 às 06:18:11
Atualizado em 19/04/2023 às 14:43:06
. Crédito: Reprodução

A madrugada foi de chuva, raios e trovões em Salvador, nesta quarta-feira (27). Por causa disso, alguns locais estão alagados, como na região da Calçada e da Rua Nilo Peçanha. Mas a chuva começou ainda na noite de terça (26), por volta das 21h. A chuva e o vento forte surpreenderam os soteropolitanos.

Em alguns bairros, moradores relataram quedas de energia como Vila Laura e Pituba, durante a noite. Partes de uma árvore caíram no Luís Anselmo, em Brotas.

Algumas vias ficaram completamente alagadas durante a noite, como no bairro do Comércio. Algumas pessoas tiveram que empurrar os carros para fugir do alagamento na Avenida Jequitaia.  

Segundo informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal), até as 7h, os locais que mais acumularam chuvas nas últimas horas foram: Campinas de Pirajá (34,8 mm), Vila Picasso (30 mm), Baixa de Santa Rita (29 mm), Palestina (29 mm) e Alto do Peru (28,7 mm).

Na manhã desta quarta, os transtornos continuam. Duas árvores caíram no início da manhã na Avenida ACM, nas proximidades do MC Donald's. Uma das árvores causou a interdição de uma parte do lado direito da pista sentido região do Iguatemi e de todo o passeio. A remoção aconteceu no final da manhã, por volta das 11h.

Já a outra árvore tombou em uma escadaria que dá acesso ao bairro do Itaigara. A planta, que mede cerca de 12 metros, foi arrancada por completo do solo. Pedestres precisaram se agachar para continuar subindo a escada.

Com duas sacolas em mãos, a doméstica Lisiane Santana, 42 anos, precisou fazer um verdadeiro malabarismo para chegar ao trabalho. Ela deveria chegar as 7h , mas se atrasou cerca de uma hora por causa do engarrafamento e da chuva. "Quase não conseguir subir. Já estou bem atrasada porque tive que sair mais tarde de casa. A chuva não deixou", disse. 

A caixa Jaqueline dos Santos, 28, e a auxiliar de operações Jainara Silva, 25, também precisaram se agachar para passar pelo local e chegar a tempo no serviço. "Mas também já estamos atrasadas. Não sabíamos que teríamos que chegar dessa forma",  disse as duas. 

Na escadaria não há nenhuma sinalização. Enquanto na pista, agentes da Transalvador usaram cones para sinalizar aos motoristas e transeuntes sobre a interdição. A Secretaria de Manutenção (Seman) informou que, por volta das 11h, trabalhadores faziam a remoção das duas árvores.

Já na Avenida Juracy Magalhães, próximo ao Mundo Pet. um buraco se abriu após o rompimento de uma tubulação de água. O obstáculo não comprometeu o trânsito.

[[galeria]]

Previsão A previsão é de tempo chuvoso para esta quarta-feira na capital baiana e também no interior do estado. De acordo com o Inmet, o tempo fica encoberto, podendo chover a qualquer hora do dia. A temperatura mínima pode chegar a 22 ºC e a máxima, a 31 ºC. A intensidade dos ventos varia de fracos a moderados.

Segundo informações do Climatempo, as áreas de instabilidade são influenciadas pela proximidade de uma frente fria, e a intensificação dos ventos, por um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A instabilidade deve permanecer no Nordeste até essa quinta-feira (28). 

O calor e a umidade alta vão favorecer as pancadas de chuva a partir da tarde e a noite. Ainda de acordo com o Climatempo, pelo menos até o próximo sábado (3), as condições são para chuva de moderada a forte, intercalando com períodos de Sol e nebulosidade, na faixa litorânea do Nordeste.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier