Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Bombeiro de Aço: Bahia realiza seletiva interna para competição nacional

Serão escolhidos os bombeiros da corporação mais preparados física e tecnicamente

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 21 de julho de 2025 às 20:44

Seletiva de Minas Gerais em maio deste ano
Seletiva de Minas Gerais em maio deste ano Crédito: Divulgação/ CBMB

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) vai realizar, nesta sexta-feira (25), a partir das 8h, no Instituto Militar de Ensino Superior Bombeiros (Imesb), em Simões Filho, a seletiva interna do Bombeiro de Aço, competição que reúne os bombeiros mais preparados fisicamente e tecnicamente da corporação. O objetivo é formar a equipe que representará o CBMBA nas etapas regionais e nacionais do circuito da competição em todo o Brasil.

Ao todo, 35 bombeiros militares estão inscritos na disputa, sendo 15 do interior do estado e 20 da capital, com destaque para a participação de nove mulheres. As provas começam às 9h e serão divididas em três categorias por faixa etária: até 30 anos, de 31 a 40 anos e acima de 41. Os dois melhores colocados de cada categoria garantirão vaga na equipe oficial da corporação.

O Bombeiro de Aço exige força, resistência e técnica, com provas que simulam situações operacionais reais como: corrida, subida de escada até o 3º pavimento, transporte de mangueira com 20kg, prova do keiser (entrada forçada com marreta), corrida entre cones e arrastar um boneco representando a vítima.

Todos os competidores realizam as provas com o equipamento de proteção individual (EPI) completo de combate a incêndio, o que aumenta ainda mais o grau de dificuldade e simula fielmente as condições enfrentadas em ocorrências reais.

Seletiva será nesta sexta-feira (25), a partir das 8h, no Instituto Militar de Ensino Superior Bombeiros por Divulgação