'ChatGPT do Zap': Inteligência Artificial chega ao WhatsApp; veja como usar

Ferramenta transforma áudios em texto e cria imagens a partir de descrições

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2023 às 09:31

ALuzIA
ALuzIA Crédito: Reprodução

Uma assistente virtual disponível no WhatsApp e no Telegram já chamou a atenção de mais de 2 milhões de brasileiros. A "LuzIA" funciona como um ChatGPT e foi criada para se tornar o primeiro destino de quem busca informações na internet.

A ferramenta é gratuita e para usá-la, basta enviar uma mensagem no WhatsApp ou no Telegram para (11) 97255-3036.

Avatar da LuzIA Crédito: Divulgação/LuzIA

Logo na primeira interação, a robô explica que os usuários podem perguntar como preparar uma receita culinária, pedir dicas de filmes, tirar dúvidas sobre tarefas domésticas ou de trabalho, revisar e traduzir textos, entre outros.

Lançada em julho, a ferramenta usa três modelos de inteligência artificial, que a torna capaz de criar imagens a partir de descrições em texto (Stable Diffusion, da Stability AI), transformar áudio de até 10 minutos em texto (Whisper, da OpenAI) e interagir de forma ilimitada por texto (GPT 3.5, da OpenAI), conforme informações do g1.

A assistente tem ainda nove personalidades disponíveis. Além da versão padrão, é possível fazê-la escrever como se fosse uma amiga, um profissional de marketing ou personagens como Hermione, de Harry Potter, e Mestre Yoda, de Star Wars. Para ativar outras personalidades, é só enviar uma mensagem com o comando "/amigo".

Já a funcionalidade de criar imagens pode ser ativada ao enviar uma mensagem com a palavra "imagine" e a descrição em seguida.