Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Infertilidade masculina: cinco causas que ainda são pouco conhecidas

Fatores masculinos estão presentes em cerca de 40% dos casos de infertilidade

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 25 de julho de 2025 às 09:36

Fatores masculinos estão presentes em cerca de 40% dos casos de infertilidade
Fatores masculinos estão presentes em cerca de 40% dos casos de infertilidade Crédito: Shutterstock

Com a proximidade do Dia dos Pais, muitos homens refletem sobre a paternidade, inclusive aqueles que ainda sonham em ter filhos. O que poucos sabem é que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), fatores masculinos estão presentes em cerca de 40% dos casos de infertilidade conjugal. Apesar disso, o assunto ainda é cercado de tabus, desinformação e atraso no diagnóstico.

“O homem muitas vezes acredita que fertilidade é sinônimo de virilidade. Isso dificulta o acesso ao diagnóstico precoce e adia o início do tratamento”, afirma o especialista em Reprodução Humana da Clínica Paulista de Medicina Reprodutiva, Renato Fraietta. Ele lembra que a avaliação masculina deve ser feita paralelamente à da mulher, desde o início da investigação da infertilidade.

A avaliação da fertilidade masculina deve ser encarada como parte essencial da investigação do casal. Ao identificar e tratar precocemente as possíveis causas, aumentam-se significativamente as chances de sucesso nos tratamentos de reprodução. “Além disso, o acompanhamento especializado permite decisões mais assertivas e evita a evolução de quadros que poderiam ser revertidos com intervenções simples”, conclui o Dr. Fraietta.

Veja cinco causas comuns da infertilidade masculina:

  • Varicocele
    É uma das principais causas de infertilidade masculina. Trata-se da dilatação das veias nos testículos, que prejudica a produção e a qualidade dos espermatozoides. Está presente em cerca de 40% dos homens inférteis e pode ser tratada com cirurgia minimamente invasiva.

  • Uso de anabolizantes ou testosterona
    A reposição hormonal feita sem orientação médica, especialmente com esteroides ou testosterona exógena, pode trazer sérias consequências para a fertilidade. Em alguns casos, o uso prolongado leva à redução drástica da produção de espermatozoides e até à azoospermia, quando não há espermatozoides no sêmen.

  • Infecções
    Caxumba na vida adulta, infecções sexualmente transmissíveis e prostatite estão entre os quadros infecciosos que podem afetar os canais por onde circula o sêmen. Essas infecções podem causar inflamações ou obstruções, comprometendo a fertilidade.

  • Exposição ao calor ou toxinas
    Alguns hábitos cotidianos podem afetar a produção espermática, como o uso frequente de notebook no colo, banhos quentes prolongados, saunas e exposição a substâncias químicas. Tudo isso pode interferir na qualidade dos espermatozoides.

  • Alterações hormonais e genéticas
    Distúrbios hormonais, como o hipogonadismo, e alterações genéticas ou cromossômicas também estão ligados à infertilidade masculina. Muitas vezes, esses fatores são silenciosos e só são detectados com exames específicos.