Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Internado em SP, Olavo de Carvalho tem infecção urinária e de corrente sanguínea

Equipes avaliam possibilidade de câncer na bexiga e endocardite

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2021 às 15:07

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Matheus Bazzo/Divulgação

Internado há seis dias no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, o influenciador bolsonarista Olavo de Carvalho, 74 anos, está com infecção urinária e de corrente sanguínea.

Segundo O Globo, ele chegou à unidade com diarreia, anemia e sangramento urinário. Os exames iniciais detectaram infecção urinária causada por bactéria. Ele tem usado uma sonda vesical para drenar urina.

Por conta do quadro, uma equipe de oncologia do Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp) foi chamada para avaliar possibilidade de câncer na bexiga.

Os médicos diagnosticaram também uma infecção de corrente sanguínea. Por conta disso, Olavo tem sido observado para risco de endocardite, uma doença na parte interna do coração.

O Incor liberou apenas dois boletins no período de internação. No dia 8, falou apenas da internação, dizendo que aconteceu por conta de um mal-súbito no voo dos EUA, onde mora há anos, e São Paulo.

No dia 13, foi informado o estado de saúde e procedimentos feitos. O boletim dizia que Olavo estava "consciente, comunicativo e com quadro clínco estável".

Vinda ao Brasil Olavo chegou ao Brasil no dia 8, vindo da Virginia, nos EUA, onde mora desde 2005. Ele teve problemas de saúde no país e chegou a ficar internado lá também, mas decidiu vir para o Brasil fazer tratamento médico porque, diz, aqui a medicina é melhor."Estou no Brasil por um motivo muito simples: a medicina brasileira é melhor que a americana", escreveu no Facebook, um dia após se internar.Em São Paulo, Olavo foi para o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, ligado à Faculdade de Medicina da USP. No Incor, ele será atendido pelo cardiologista José Antonio Ramires.

O hospital universitário faz atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas a unidade diz que Olavo não "furou a fila" da regulação porque entrou na emergência, após passar mal no voo.

Questionado pela BBC sobre se era contra o SUS, certa vez, Olavo reclamou do texto da constituição que trata do direito à saúde.

"Você pode assegurar o direito ao tratamento médico, não à saúde. Mas é o pensamento metonímico. Você pega a finalidade e descreve como se ela fosse o ato. Isso é pensamento de criança, está entendendo? Não se escreve assim, essas pessoas não dominam a linguagem jurídica, meu Deus do céu", criticou.

Olavo também convive há anos com a doença de Lyme, causada por uma bactéria transmitida por carrapatos. A doença causa irritação na pele e dor nas articulações.