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L200 Triton ganha uma inédita versão Savana e se mantém competitiva no segmento de picapes médias

Desta vez, a L200 Triton deixou de lado mudanças estéticas para focar em tecnologias que devem fisgar os apaixonados por aventura

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  • Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2012 às 10:21

Diego Mascarenhas, de Mogi Guaçu, SPdiego.mascarenhas@redebahiaEm um dos momentos mais agitados do mercado de picapes médias dos últimos anos, a Mitsubishi se armou até os dentes para entrar na briga pela preferência dos brasileiros. Desta vez, a L200 Triton deixou de lado mudanças estéticas para focar em tecnologias que devem fisgar os apaixonados por aventura que não dispensam conforto e modernidade em todos os tipos de terreno.

A curva de giro do volante da L200 Triton, de 5,9 metros, facilita manobrasA carta na manga da fabricante japonesa é sua nova suspensão. Desenvolvida no Brasil, mas batizada em inglês, a Sport Dynamic Suspension (SDS) é capaz de diminuir os efeitos do piso sobre a carroceria, garantindo mais estabilidade ao veículo e segurança de sobra ao motorista e passageiros. O amortecedor Full Displacement, componente chave da nova suspensão, permite que o carro se ajuste a situações de transporte de carga ou com a caçamba vazia, como todo motorista de picape espera que aconteça com seu carro. É o seu novo amortecedor que impede que os pneus do carro não se projetem em buracos e depressões quando está em velocidade. Os veículos também contam com o LSD Hybrid, tecnologia que permite a superação de obstáculos severos, pois transfere automaticamente a tração para a roda que necessita de mais força.

O painel da Triton HPE, a mais completa e luxuosa da linhaTodas as cinco versões do L200 Triton 2013 estão equipadas com motor de quatro cilindros a diesel. Com 3.2 litros e 16 válvulas, ele rende 170 cv de potência a 3.500 rotações por minuto e oferede 35 kgfm de torque a 2 mil rpm. Outra opção, exclusiva para a HPE, é o propulsor de seis cilindros em V, com 3,5 litros, ele rende 205 cv de potência com etanol e 200 cv com gasolina, sempre a 5 mil rpm. O torque deste motor flex é de 33,5 kgfm com etanol e 31,5 kgfm com gasolina, sempre a 2 mil giros. A tração é sempre 4x4 e os câmbios são mecânicos (de cinco marchas) para todas as versões, exceto para a HPE, que também oferece o automático de quatro velocidades.TesteMesmo dirigindo no terreno acidentado das ruas de Salvador, seria muito difícil falar sobre as mudanças na L200 Triton se a reportagem do AUTOS não tivesse se aventurado em uma pista off-road desenhada pela Mitsubishi em sua fazenda, no interior de São Paulo. Lá foi possível confirmar o que os executivos da marcar tentavam convencer com palavras os jornalistas durante um evento promovido pela marca no autódromo VeloCittà.  A picape continua forte e resistente fora de estrada, mas agora dá muito mais confiança e conforto ao motorista e passageiro do veículo. A carroceria parece estar mais presa ao resto do carro e não balança tanto nas curvas mais bruscas ou fechadas, mesmo que o chão seja puro cascalho. Se for preciso acelerar sobre quebra-molas e até tirar as rodas do chão em saltos mais bruscos, não precisa se preocupar, a chegada ao solo é segura e você não vai achar que o seu destino é a primeira árvore a sua frente. Trepidação quase nula em ondulações é vantagem para quem quer se dar ao luxo de apreciar a paisagem enquanto se aventura. Em um dos testes desenvolvidos pela fabricante, passamos em alta velocidade por um daqueles buracos que arrancaria a roda do carro a alguns metros de distância. É algo que impressiona qualquer motorista experiente. A "cratera", por mais assustadora que pareça, não chega a fazer cócegas no veículo, que passa com uma elegância impressionante pelo desafio. O triunfo sobre o buraco se deve à suspensão SDS em conjunto com o sistema Full Displacement. Full Displacement, que também poderia ser batizado de peça mágica.Na pista perfeita do autódromo da Mitsubishi, seja na realização de curvas fechadas em alta velocidade ou na simualação de desvio de obstáculos surpresas na via, o carro tem uma postura que deve deixar o proprietário cheio de orgulho do filho. Carregando cerca de duas toneladas, a picape também mostra seu lado mais funcional e não decepciona.  Depois de tantos desafios na lama e uma bateria de provas no autódromo, atender ao pedido do instrutor do test drive para acelerar o máximo que conseguir em uma reta e frear com toda a força ao final não parece ser uma proposta indecente. A resposta é rápida e o sistema de freios 4-ABS com EBD não deixa a traseira do carro sambar. Ele distribui eletronicamente a força de frenagem em cada roda e mantém o veículo na trajetória anterior ao acionamento do freio.

Versões Além da L200 Triton HPE, topo de linha da marca, a fabricante oferece uma linha completa de cabines dupla. Exclusiva para frotistas, a Mitsubishi lançou, ainda no primeiro semestre, a L200 Triton GLS, L200 Triton GLX e a L200 Triton GL, desenvolvidos para quem procura custo benefício e praticidade para o dia a dia, já que a caçamba tem maior capacidade de carga. Todas as versões são equipadas com ar- condicionado, retrovisores com ajuste elétrico e a nova grade frontal, que reforça o desenho exclusivo e visual robusto das cabines duplas.Por dentroSentar na nova L200 Triton também pode ser considerada uma novidade. Os bancos do modelo 2013 são totalmente novos, desde a estrutura, passando pelo tecido raschel, que não deixa marcas nas roupas. O assento parece abraçar os ocupantes e torna a experiência ao volante mais especial. Na versão HPE, os bancos em couro têm novo design. Ele tem kit multimídia de tela sensível ao toque, com GPS, rádio, CD, DVD, Bluetooth, além de ar-condicionado automático, direção hidráulica, piloto automático e comandos de áudio integrado ao volante. O grupo ótico e os para-choques dianteiros receberam um desenho mais moderno e atual, mas não surpreende quem já conhece o veículo. VendasSe em junho foram pouco mais de 1.700 unidades vendidas,  a Mitsubishi espera alcançar a casa das 2 mil unidades/mês com o novo modelo da L200 Triton. Destes, a empresa japonesa pretende vender mil exemplares da versão HPE e mil das demais versões. Já a Savana, voltada para os mais aventureiros, deve chegar a 100 unidades comercializadas por mês, segundo os diretores da marca, que produz os modelos na fábrica de Catalão, no interior de Goiás.A Chevrolet S10 continua liderando o mercado das picapes no Brasil. Ainda em relação ao mês passado, a marca teve 4.732 unidades emplacadas, o que deixa o modelo com 26,76% do mercado no acumulado do ano. Em seguida vem a Toyota Hilux, com 3.582 unidades comercializadas no mesmo período (21,63% de participação em 2012). Na terceira posição vem a picape da Mitsubishi, que ficou com 15,25% da fatia do mercado. Na sequência vem a Nissan Frontier, a Volkswagen Amarok e a Ford Ranger.O jornalista viajou a convite da Mitsubishi