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Antônio Meira Jr.
Publicado em 7 de junho de 2023 às 12:10
- Atualizado há 2 anos
Divisão de veículos premium da Toyota, a Lexus atua no Brasil com um portfólio enxuto, com apenas quatro modelos. Um sedã, o ES, e três SUVs: UX, NX e RX. Em comum, todos contam com motorização híbrida. A grande novidade está a bordo da nova geração do RX, que está chegando ao Brasil.>
Oferecido na configuração 500h, o RX é o único modelo da marca no país que conta com turbo no motor a gasolina. Esse propulsor de 2.4 litros e quatro cilindros atua em conjunto com duas máquinas elétricas. O funcionamento é assim: o motor a combustão traciona o veículo enquanto o elétrico instalado na dianteira gera energia para o traseiro.>
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A potência combinada desse trio é de 371 cv e são 46 kgfm de torque, o que proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. A eficiência energética não é o destaque: 10,5 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. No entanto, é um carro grande, com 4,89 metros de comprimento e 2.100 kg de peso.>
Mas o RX tem atributos que vão além da propulsão, e que justificam os R$ 564.990 que a Lexus cobra pela versão F-Sport. A começar pelo avançado sistema de controle por voz, que o condutor acessa por meio da frase "Olá, Lexus". Se optar por fazer isso em forma de toques, uma das opções é acessar diretamente a tela de 14 polegadas da central multimídia.>
A tecnologia está presente também no sistema de tração nas quatro rodas. Chamado de Direct4, ele que monitora e controla constantemente a quantidade de torque de acionamento e a força de frenagem fornecida entre os dois eixos do veículo. Ou seja, há uma melhor distribuição da tração entre as rodas.>
Eixo traseiro direcional Uma das curiosidades nessa nova geração do RX está no eixo traseiro. Ele funcionada da seguinte forma: ao monitorar a velocidade do veículo, o sentido da direção e as entradas do motorista, o sistema calcula constantemente o ângulo ideal para todas as quatro rodas a qualquer momento.>
Em velocidades abaixo de 80 km/h, as rodas dianteiras e traseiras giram em direções opostas para facilitar a manobra; acima dessa velocidade, eles giram na mesma direção - no máximo 4 graus, o que proporciona excelente controle e precisão, sustentados por segurança e estabilidade.>
Concorrentes fortes A expectativa da Lexus é comercializar 150 unidades do RX neste ano. No total, a empresa pretender vender 1 mil unidades no país, com destaque para o NX.>
Entre os modelos que irá rivalizar, estão o BMW X5 e o Volvo XC60. Entre os diferenciais do Lexus estão os cinco anos de garantia, sendo que é a única marca do segmento premium com essa cobertura.>
Entre os equipamentos, destaque para o sistema de pré-colisão que detecta pedestres e motociclistas, controle de velocidade adaptativo, sistema de correção de saída de faixa, farol alto adaptativo, monitor de ponto cego e sistema de estacionamento autônomo em vagas paralelas ou perpendiculares.>
A BORDO DO RX 500H O lugar favorece: Circuito Panamericano, uma pista com traçado inspirado nos melhores autódromos do mundo. Foi lá que testei para valer o RX 500h F-sport. Já na arrancada, uma mistura de sensações, ao pisar o pé sem medo, os três motores (dois elétricos e um a gasolina) conseguem te empurrar no banco e mostrar a força desse híbrido-turbo.>
Ao mesmo tempo, um barulho instigante e satisfação ao perceber cada mudança de marcha do câmbio de seis velocidades, mas sem perder a linha do conforto e segurança. Piloto baiano acelerou o SUV em um autódromo e conta suas impressões Essa mistura de sensações é resultado da tração integral, que distribui a potência nas rodas de maneira a proporcionar mais conforto aos passageiros sem perder performance. Por fora, ele é grande, mas a Lexus conseguiu fazer um carro "na mão" e entregar uma boa experiência de direção.>
Na hora da curva, mais tecnologia pode ser percebida no momento que as rodas traseiras esterçam seguindo as dianteiras. É isso mesmo, elas viram juntamente com as dianteiras até um ângulo de 4 graus e trazem mais estabilidade ao SUV. Para estacionar, esse sistema proporciona maior eficiência, podendo diminuir em até 1 metro o diâmetro de uma manobra, por exemplo.>
Patrick Gonçalves, piloto de competição>