Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Morre aos 80 anos o compositor Johnny Alf, precursor da Bossa Nova

Alf tratava-se em São Paulo de um câncer de próstata havia cerca de três anos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de março de 2010 às 21:19

 - Atualizado há 2 anos

Morreu nesta quinta-feira (4), aos 80 anos, o cantor, pianista e compositor Johnny Alf. Ele estava internado em um hospital de Santo André, na região metropolitana de São Paulo, onde atenuava os efeitos de um câncer terminal.

Considerado um dos precursores da Bossa Nova, Alf tratava de um câncer de próstata havia cerca de três anos. Sem familiares, o compositor vivia em uma casa de repousos.

O velório deverá ser realizado na manhã desta sexta-feira (4), na capital Paulista. Duas de suas canções 'Céu e mar' e 'Rapaz de bem', da década de 50, são consideradas as precursoras do movimento que teve em João Gilberto seu expoente máximo.

Johnny interpreta Rapaz de Bem, um dos maiores sucessos

Jazz e Bossa Alfredo José da Silva nasceu em 19 de maio de 1929 no Rio de Janeiro. Após a morte do pai, um cabo do exército, quando tinha 3 anos, sua mãe passou a trabalhar como empregada doméstica. Foi ela quem percebeu os dotes musicais da criança. Aprendeu a tocar piano clássico e, já aos 9, apaixonou-se por músicos refinados do jazz americano.

Documentário sobre o compositor

Por sugestão de uma amiga, passou a usar o nome artístico Johnny Alf. Seu primeiro disco foi gravado em 1952, mesmo ano em que a cantora Mary Gonçalves gravou quatro canções suas. Nos anos seguites, manteve seu repertório influenciado que mesclava o jazz, o samba e o que se tornaria a bossa nova, influenciando artistas como Tom Jobim e João Donato.

A Bossa Jazz na voz do criador

Veja a discografia de Johnny Alf:

1952 - Johnny Alf1952 - Convite ao Romance - Mary Gonçalves1954 - Johnny Alf (78 rpm)1955 - Johnny Alf (78 rpm)1958 - Johnny Alf (78 rpm)1961 - Rapaz de bem (longplay)1964 - Diagonal (Lp)1965 - Johnny Alf - arranjos de José Briamonte1968 - Johnny Alf e Sexteto Contraponto1971 - Ele é Johnny Alf1972 - Johnny Alf - compacto duplo1974 - Nós1978 - Desbunde total1986 - Johnny Alf - Eu e a brisa1988 - O que é amar1990 - Olhos Negros - paticipação Gilberto Gil,Chico Buarque,Caetano Veloso, Roberto Menescal, Leny Andrade e outros.1997 - Johnny Alf e Leandro Braga - Letra e música Noel Rosa1998 - Cult Alf - Johnny Alf - gravado ao vivo1999 - As sete palavras de Cristo na Cruz - Dom Pedro Casaldáliga2001 - Johnny Alf - Eu e a Bossa - 40 anos de Bossa Nova