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Nova geração do Mercedes chega ao Brasil em duas configurações

A expectativa é que a versão Urban corresponda por 80% das vendas do novo Mercedes Classe A

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2013 às 14:58

 - Atualizado há 2 anos

Antônio Meira Jr., de São Paulo*Produzido em Juiz de Fora, Minas Gerais, entre 1999 e 2005, o Classe A fracassou na sua primeira missão no Brasil. Mesmo subsidiado para ter um valor mais acessível, o menor dos Mercedes-Benz não vingou no mercado nacional. Em sete anos foram produzidos apenas 63.402 unidades do veículo, valor bem abaixo da capacidade de produção anual da fábrica, que era de 70 mil veículos.O trauma foi tão grande que sua geração seguinte nem foi importada. Só agora, quando o automóvel incorporou um novo tipo de carroceria, ele voltou ao País. Atualmente um hatchback, o Classe A tem desenho dianteiro dominado pela grade do radiador com a estrela da marca alemã destacada no centro. A grade é independente do capô e está integrada ao amplo para-choques, que traz grandes entradas de ar e, na versão Style, os faróis de neblina. As linhas frontais são claramente esportivas, em forma de flecha, suavizadas nas extremidades, com destaque também para os faróis com luzes de circulação diurnas e lâmpadas bi-xenônio, no pacote Urban - topo de linha no Brasil.A concepção da traseira, visualmente estruturada horizontalmente, reforça a percepção de largura. As lanternas estendem-se para baixo e para os lados e são formadas de peças únicas, contando com LEDs de alto desempenho. Os para-lamas traseiros salientes reforçam o visual alargado e o para-choques traz um difusor central preto texturizado. Lateralmente, o Classe A se caracteriza pela linha do teto lembrando a de um cupê, que se curva no sentido da traseira, contrapondo-se à linha de cintura, que sobe na mesma direção, estreitando a área das janelas posteriores. VersõesA diferença entre as configurações Style e Urban é basicamente estética. A Style, que custa R$ 99.900, já traz de série airbags dianteiros e laterais de  joelhos para o motorista e airbags de cortina; ar-condicionado digital; sistema de monitoramento de atenção - que alerta o motorista se ele ficar sonolento -; monitor de pressão dos pneus; função start-stop; faróis de neblina; piloto automático e volante multifuncional com aletas sob o volante para a troca de marchas.Já a versão Urban, oferecida por R$ 99.900, possui ainda rodas de 17 polegadas, saída dupla de escapamento (funcionais), acabamento na grade dianteira na cor prata fosco e faróis bixenônio com luzes diurnas de LED, além de outros  bancos, volante e quadro de instrumentos com mostradores com fundo claro.No entanto, até mesmo na versão mais cara, faltam itens como ajustes elétricos para os bancos, navegação GPS e ar-condicionado de dupla zona - os dois últimos oferecidos como itens de série no Peugeot 208 topo de linha. Até mesmo o sensor de estacionamento não faz parte da lista de equipamentos do Classe A. O sistema é oferecido como acessório nas concessionárias, e, de acordo com a fabricante, custa R$ 1.694,55, valor que não inclui a instalação.O carro também não tem estepe e utiliza a tecnologia Run Flat em seus pneus. Com esse sistema, é possível rodar até 80 km, a 80 km/h, e assim efetuar a troca do pneu, que não aceita reparo. A marca  declarou que ainda não tem os valores para a reposição dos pneus de aro 16 e 17 das duas versões do Classe A, mas informou que o preço estimado para os de aro 18, que equipam o Classe B, variam de R$ 2 mil a R$ 2.400 e são fornecidos em sua rede de concessionárias pelas marcas Continental, Goodyear e Michelin.Mecânica No Brasil será oferecido  inicialmente o A200, que é equipado com o mesmo motor já utilizado na Classe C 180 e nas duas versões do Classe B oferecidos aqui. É um propulsor de 1.6 litro, com injeção direta de gasolina e turbo, que rende 156 cv de potência a 5.300 rotações por minuto e 25,5 kgfm de torque entre 1.250 e 4 mil rpm. Esse propulsor é acoplado a uma transmissão sequencial de dupla embreagem e sete velocidades.MercadoCom um plano agressivo neste segmento, a Mercedes oferece como uma das opção de venda um financiamento com entrada de 60% e o restante pago em 36 parcelas com taxa de juros de 0,84% ao mês. A meta é comercializar 2 mil unidades até o fim do ano, sendo a configuração mais cara responsável por 80% das vendas.Com dois anos de garantia total, o novo Mercedes-Benz tem entre os concorrentes outros dois alemães, o Audi A3 (que chega renovado ainda neste trimestre) e o BMW Serie 1. Outro rival chegará em junho, o Volvo V40. Em um ano, o sedã CLA e o utilitário esportivo GLA também serão comercializados no Brasil. O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz