Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Quem é Almir Garnier? Ex-comandante da Marinha apoiou golpe de estado, segundo delação de Mauro Cid

De acordo com delação premiada de Mauro Cid, então comandante da Marinha, Almir Garnier, apoiou minuta de golpe apresentada a ele por Bolsonaro

Publicado em 21 de setembro de 2023 às 11:25

Na manhã desta quinta-feira (21), o Brasil foi surpreendido com uma reportagem do UOL que relata trecho da delação premiada do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, na qual o tenente-coronel afirma que o ex-presidente tentou dar um golpe de Estado, após perder o 2º turno das eleições 2022.

Segundo Mauro Cid, a proposta envolvia mandar prender adversário políticos e convocar novas eleições. Entre os militares de alta patente, o único que apoiou Bolsonaro, de acordo com o depoimento, foi o então comandante da Marinha, o almirante Almir Garnier Santos.

Quem é Almir Garnier Santos?

Almir Garnier Santos entrou na Marinha em 1981. Em 2018, foi promovido a almirante de esquadra. Ele foi nomeado comandante da Marinha em abril de 2021, pelo então presidente Jair Bolsonaro. Antes disso, foi Secretário-Geral do Ministério da Defesa.

O comandante da Marinha, Almirante Almir Garnier Santos, o presidente Jair Bolsonaro, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio, durante desfile cívico-militar do 7 de Setembro, em 2022 - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma curiosidade é que, antes de ser comandante da Marinha na Era Bolsonaro, Almir Garnier assessorou os ministros Celso Amorim, Jaques Wagner e Aldo Rebelo, durante o governo de Dilma Rousseff (PT). Ele também atuou como assessor de Raul Jungmann, na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).

De acordo com o site da Assembleia Legislativa da Bahia, instituição que condecorou Almir Garnier com o título de cidadão baiano, o militar nasceu em 22 de setembro de 1960, no Rio de Janeiro.

Delação de Mauro Cid

Segundo fontes ouvidas pelo portal UOL, Mauro Cid disse à Polícia Federal que o ex-presidente Jair Bolsonaro levou a militares de alta patente uma minuta com argumentos para prender adversários políticos e convocar novas eleições no país.

A proposta foi reprovada pela maioria dos militares, com exceção de pelo menos um: o então comandante da Marinha, Almir Garnier, no posto desde 2021. As informações são do Jornal do Commercio.