Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Tubarão é fotografado 'pegando onda' em praia de Fernando de Noronha

Moradora da ilha que fez imagem conta que viu outros quatro tubarões por perto, mas só desistiu de banho porque mar estava revolto

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2020 às 20:18

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Dandara Guedes/Acervo pessoal

Um tubarão da espécie limão foi fotografado pegando uma onda (os surfistas chamariam a manobra de tubo) na praia Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha, nesse domingo (27). Segundo o portal G1, a imagem foi registrada pela enfermeira Dandara Matias Guedes, moradora da ilha que trabalha na Superintendência de Saúde, no combate à covid-19.“Eu gosto de fotografar, sempre que é possível, nas minhas folgas. Estive na Cacimba do Padre e vi cinco tubarões numa região com muitas sardinhas. Preparei a máquina, fiz uma série de fotos e consegui o registro. Adorei o resultado”, contou ao G1.A fotógrafa amadora contou que desistiu do banho de mar no dia de folga, mas não por medo do tubarão, e sim para evitar entrar na água com o mar revolto.

Especialista em tubarões, o engenheiro de pesca Léo Veras avaliou as imagens a pedido do G1. “As fotos são lindas e retratam o momento em que o tubarão administra o cardume de sardinhas, uma espécie de patrulha. O objetivo dele é evitar que as sardinhas se afastem da praia. No final da tarde, inicia a alimentação, devorando as sardinhas”, declarou.

Ainda de acordo com Veras, “os tubarões não surfam as ondas, como fazem os golfinhos. Eles permanecem na região até poucos segundos antes de a onda quebrar”.