Comemorando 30 anos, Alerta Geral leva samba ao Campo Grande e marca encontro de gerações

Cantor Xande de Pilares animou a galera no primeiro dia do Carnaval

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2024 às 23:14

Alerta Geral 2
O autônomo Jonathas Lima, de 23 anos, diz que o gosto do samba vem da família Crédito: Gabriel Rodrigues/CORREIO

O samba ganhou o seu espaço no primeiro dia do Carnaval de Salvador. No Circuito Osmar, no Campo Grande, o tradicional Alerta Geral transformou a Avenida em uma verdadeira passarela para os sambistas. Este ano, o bloco completa 30 anos. Foi o primeiro grupo de samba a subir em um trio elétrico na história do Carnaval.

Apesar da longevidade do bloco, o primeiro dia da festa foi marcado pelo encontro de gerações. Aos 23 anos, o autônomo Jonathas Lima marcou presença na concentração. Ele conta que o gosto pelo samba foi passado pelos familiares.

“É um sentimento único, o maior bloco de samba do Brasil, trazendo o samba do Rio de Janeiro para Salvador. Esse gosto vem da família, do jeito cultural que a gente é criado nas favelas. O povão é isso, é samba, axé, rock, reggae, essa mistura toda a gente só vê aqui na Bahia”, disse ele.

Na visão de Jonathas, ano após ano o público que gosta de samba está mudando. “A questão de ser mais jovem é legal. Mostra que o samba está ganhando tanto destaque nas ruas, e durante o Carnaval, que eu acredito que nos próximos anos esse público vai mudar, o jovem hoje tem um olhar mais eclético para cada tipo de estilo, inclusive o Alerta”, afirmou.

Já o aposentado Jorge Serafim, de 80 anos, conta que frequenta o Alerta Geral há 14 anos. Apesar de celebrar a marca alcançada pelo bloco, ele cobrou a melhoria na estrutura.

“Prometeram que nessa comemoração aos 30 anos seria um trio melhor do que foi no ano passado. Eu espero que tenha melhorado”, reclamou.

aLERTA
Jorge Serafim, de 80 anos, frequenta a folia do Alerta Geral há 14 anos Crédito: Gabriel Rodrigues/CORREIO

Antes do cantor Xande de Pilares subir no trio, a concentração do Alerta Geral já era uma grande festa. Com instrumentos de percussão, a ala dos sambistas embalava todos os foliões que passavam pelo local. Já as tradicionais baianas, davam o tom colorido.

A coordenadora das baianas, Ana Lúcia Oliveira, de 54 anos, conta que participou do primeiro desfile do bloco. Há 25 anos ela atua na organização do grupo, e não escondeu a emoção ao ser questionada sobre o sentimento que o Alerta Geral representa em sua vida.

“É uma emoção muito grande. São 30 anos de Alerta Geral, é maravilhoso participar desse momento, o primeiro bloco de samba a desfilar na Avenida. A ala das baianas representa a cultura,o samba e a arte. As baianas estão aqui bonitas, maravilhosas, jogando o seu charme. Temos a ala dos sambistas, dos músicos. Tudo é maravilhoso”, disse ela, antes de completar:

Ala das baianas
Ala das baianas representou a força da mulher no samba Crédito: Gabriel Rodrigues/CORREIO

“É a passagem de mãe para filhos, para netos. Quem começou a sair no Alerta 30 anos atrás hoje tem netos que estão aqui. Vai passando de pai, filha, avó…”

Os famosos também marcaram presença no Alerta Geral. O ator Humberto Carrão esteve ao lado do cantor Xande de Pilares durante o percurso no Campo Grande. Além de Xande, as bandas Fundo de Quintal e Swing do Fora animaram a festa.

Xande, aliás, transformou o Campo Grande em um mar branco quando pediu para que os foliões levantassem o chapéu. Animada, a galera acompanhou no gogó as músicas puxadas no trio.

O Correio Folia tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador