CARNAVAL

Meio milhão de pessoas passaram pelos portais das festas pré-carnavalescas

Contagem foi realizada no Furdunço, no Fuzuê e na Melhor Segunda-Feira do Mundo

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 6 de fevereiro de 2024 às 16:56

Público durante a Melhor Segunda-Feira do Mundo Crédito: Paula Fróes/ CORREIO

"Vixe! Como Salvador está cheia". Essa foi uma frase muito ouvida no fim de semana na capital baiana e tem uma razão de ser. Durante o Fuzuê (sábado), o Furdunço (Domingo) e a Melhor Segunda-Feira do Mundo as câmeras de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) contabilizaram meio milhão de pessoas passando pelos portais de revista. Não estão incluídos na conta moradores, pessoas que trabalham dentro do circuito e quem acessou a folia entrando por Ondina.

Nenhuma das festas teve registro de morte violenta, mas durante o Fuzuê um homem foi preso por não pagar pensão alimentícia e uma mulher foi presa suspeita de cometer crime de racismo. Já no Furdunço cerca de 1 mil objetos perfurcortantes foram apreendidos pelos policiais, além de pistolas de água, garfos e até algemas. O titular da SSP, Marcelo Werner, contou que na Melhor Segunda-Feira do Mundo foram 401 objetos recolhidos.

"Meio milhão são as pessoas que passaram pelos portais, mas a gente sabe que tem pessoas que residem depois dos portais, há comércios depois dos portais, e no caso do circuito Orlando Tapajós, que fica em Ondina, muita gente entra sem passar pelos portais. Mas o meio milhão já dá uma noção da quantidade de pessoas que participaram da festa", afirmou.

Ele lembrou que no Carnaval do Santo Antônio Além do Carmo, iniciado na semana passada, e na Lavagem de Itapuã não foram registrados crimes graves, e que a festa de Iemanjá teve redução de 37% no número de furtos. Nesta terça-feira (6), será realizada mais um edição do Pipoco com o cantor Léo Santana. O trio vai desfilar no circuito Orlando Tapajós (Ondina/ Barra).

O Correio Folia tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador