Revista nos portais do Carnaval terá cães policiais farejadores

Eles são treinados para localizar armas e drogas

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 7 de fevereiro de 2024 às 15:04

Carnaval terá cães farejadores
Carnaval terá cães farejadores Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Cães policiais farejadores serão empregados nos portais de revista da Polícia Militar nos três principais circuitos do Carnaval 2024. Os animais são treinados para localizar drogas e armas. Os cães farejadores já são usados em operações policiais há muitos anos, mas foi a partir de 2019 que eles passaram a atuar também no Carnaval. Eles são de raças como pastor alemão e labrador. Nesta quarta-feira (7), houve uma simulação de como eles serão empregados.

O número de animais empregados na ação não pode ser divulgado por uma questão estratégica. O capitão da Polícia de Choque da PM, Alberto Lissandro, explicou que o treinamento dos animais dura cerca de um ano, período em que eles aprendem a localizar drogas e armas, e a manter a concentração, mesmo em ambientes barulhentos como é o caso dos circuitos do Carnaval.

"Desde o domingo já estamos atuando. Eles farejam drogas e outras substâncias ilícitas, e também arma de fogo. É um trabalho eficiente. Não precisamos abrir a mochila, é rápido e ajuda a retirar ilícitos do ambiente do festejo carnavalescos. Eles não são simplesmente cães adestrados. São cães policiais adestrados que passam por um treinamento específico de ambientação e socialização, além de detecção", disse.

A festa terá 42 portais. A abertura do Carnaval de Salvador será nesta quinta-feira (7), na Praça Castro Alves, a partir das 16h. O evento terá um encontro de trios com Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê, e será transmitido ao vivo pela Rede Globo. A festa segue até a Quarta-Feira de Cinzas.

A estimativa é de que o Carnaval vai atrair cerca de 1 milhão de turistas, além de milhares de baianos, e movimentar R$ 2 bilhões na economia. Cerca de 3 mil jornalistas já estão credenciados para cobrir a festa. Serão 2,7 mil horas de música, 400 atrações nos palcos temáticos e nos 10 bairros, 700 atrações nos circuitos tradicionais e oito circuitos carnavalescos.

O Correio Folia tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador