FOLIA

Salvador: bloco Alvorada homenageia o samba junino no Carnaval 2024

Vou Pro Sereno, Roberto Mendes e grupos Movimento e Burungundun são convidados do desfile

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2024 às 16:52

Bloco Alvorada
Bloco Alvorada Crédito: Divulgação

O encanto do samba junino no Carnaval de Salvador é o tema do bloco Alvorada no desfile do Carnaval 2024 no dia 9 de fevereiro de 2024, no circuito Osmar. Além da ala de canto da agremiação– formada por Tiago Dantas (Representa), Valdélio França, Marco Poca Olho, Romilson (Partido Popular), Bira (Negros de Fé) e Arnaldo Rafael (Samba de Cozinha) –, os grupos Vou Pro Sereno (Rio de Janeiro), Burungundun, o Movimento, além de Aloísio Menezes, Rogério Lima e Roberto Mendes são os convidados para a folia baiana.

Com a tradição de abordar temas e entidades relacionadas à cultura afro, o pioneiro da Sexta-feira dá destaque à manifestação reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) em 2018. “O Samba Junino completando 50 anos e, junto com o samba-reggae, é genuinamente soteropolitano e vem lutando há muito tempo para fortalecimento segmento e são vitoriosos pelo reconhecimento pelo setor público. Além de ter uma história parecida com a do Alvorada que completa 49 anos de uma história de resistência, perseverança e amor ao samba”, explica o presidente do Alvorada, Vadinho França.

O artista plástico Antônio dos Santos, mais conhecido como Júnior Pakapym, assina a camisa. Bem colorida, com flores, fogos de artifício e chapéu de palha, a arte vai encantar os foliões do primeiro bloco de samba da folia baiana. “Desde muito novo ouço falar do Alvorada por conta da minha família. Foi muito gratificante confeccionar a arte da camisa, esse manto do samba da Bahia e sou apaixonado por Samba Junino. É um assunto que temos que exaltar. A minha inspiração veio das cores, dos instrumentos, a presença feminina e os elementos do tema”, contou Júnior Pakapym sobre o processo de criação.

Para curtir o melhor do samba, os associados já poderão garantir a fantasia. O valor individual de R$ 220 e a casadinha (R$ 400) ainda podem ser parcelados em até 3 vezes no cartão de crédito A sede do bloco fica na Ladeira da Independência, nº 68 - sala 202, Gravatá, o funcionamento é das 9h às 17h, de segunda a sábado. A fantasia também está à venda nos balcões Pida e no Ticket Marker. Interessados também podem encontrar o Alvorada na internet pelo site www.alvorada.org.br ou acessar as redes sociais disponíveis no endereço eletrônico. Mais informações: 3322 3684 ou 98649 7103.

O Correio Folia tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador