Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Veja uma curadoria de pequenas alegrias, descobertas curiosas e programas interessantes

Prepare-se para espiar o mundo dos riquíssimos brasileiros, se emocionar com movimentos estudantis em cena, comemorar os 80 anos de Alceu Valença, conhecer os bastidores que fazem os shows acontecerem, rir com a maternidade sem filtros e explorar os segredos e bichos da família Amado

  • Foto do(a) author(a) Flavia Azevedo
  • Flavia Azevedo

Publicado em 11 de outubro de 2025 às 05:00

Alceu Valença
Alceu Valença Crédito: Divulgação

Clube dos 80 em forma

Alceu Valença celebra 80 anos cantando e dançando na turnê 80 Girassóis, que passará por dez capitais brasileiras em 2026. Inspirado na icônica canção Girassol, lançada há 38 anos, o show promete um roteiro retrospectivo da carreira do cantor, compositor e músico pernambucano. A ordem não é cronológica, mas ele vai resgatar sucessos desde 1972, quando participou do sétimo e último Festival Internacional da Canção (FIC). A apresentação em Salvador será no dia 10 de abril, às 19h, na Concha Acústica do TCA.

Palco de teatro
Palco de teatro Crédito: Shutterstock

Os heróis escondidos do show

Salvador recebe o 1º Seminário Backstage Lab, intitulado Por Trás dos Holofotes: Quem Realmente Faz o Show Acontecer. O evento é dedicado a valorizar e capacitar profissionais técnicos do setor de entretenimento e cultura, como roadies, técnicos de som, luz e LED, cenotécnicos e produtores. Acontece na Casa das Histórias de Salvador, no Auditório Makota Valdina, nos próximos dias 13, 14 e 15. O objetivo é traçar um panorama atual da área, discutir desafios e propor soluções para preencher lacunas do setor essencial para a economia criativa da cidade. Inscrições 100% gratuitas, sujeitas à lotação. Quem participar dos três dias receberá certificado. Programação e informações no Instagram @backstagelab_.

Onde vivem? Do que se alimentam?

Em Genebra, o antropólogo Michel Alcoforado acompanhou uma herdeira brasileira em um momento difícil. Ela se perguntava se valia pagar 15 mil euros para copiar um perfume de família. No fim, decidiu gastar os “trocados” com o cheiro que perfumaria a ela mesma e seus descendentes. Essa é apenas uma das histórias contadas por Alcoforado, que estuda há 15 anos os ricos do Brasil. Segundo ele, aqui a riqueza é performance e domínio de códigos, diferente dos EUA, onde se associa à construção de impérios. O escritor - doutor pela UERJ, fundador da consultoria Consumoteca, host do podcast É Tudo Culpa da Cultura e comentarista da CBN – conheceu e conta detalhes dos bastidores da vida de 1% da nossa população. O livro Coisa de Rico: A Vida dos Endinheirados Brasileiros (Todavia) já está na sétima tiragem. Acho interessante.

A Casa do Rio Vermelho
A Casa do Rio Vermelho preparou atividades para a garotada Crédito: divulgação

Segredos e bichos na casa de Zélia e Jorge

Neste domingo (12), a Casa do Rio Vermelho recebe as crianças para a visita guiada Amados Animais, a partir das 10h, mostrando os bichos que marcaram a vida e obra de Jorge Amado e Zélia Gattai. Às 15h, acontece a Amada Gincana, com jogos, desafios e atividades lúdicas que permitem explorar a casa, conhecer histórias e personagens marcantes e vivenciar a atmosfera cultural do casal de escritores. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Maternidade com humor e sem filtro

Você é mãe e quer rir com outra mãe? No perfil @analu.figueired, é possível encontrar bom gosto, sinceridade, humor e respeito - tudo junto, sem dramas exagerados. Uma leitura divertida e verdadeira sobre a maternidade, no espaço saudável que fica entre a desqualificação e o romantismo da experiência. É leve, é sério e é engraçado.

Sala de luta

Em uma sala que deveria ser de artes, mas funciona como depósito, professores discutem um episódio grave envolvendo confusão entre a diretora e estudantes, sangue e presença da polícia. Esse cenário inspira o segundo espetáculo do projeto 1,2,3, Salve Todos!, do Grupo Teca, em cartaz no Teatro Molière. Com texto de Luciana Comin, direção de Diogo Watanabe e elenco formado por Iara Colina, Igor Epifânio, Luciana Comin, Mano Leone, Myriam Galvão e Vanja Veridiano, o espetáculo A Revolta dos Pinguins é inspirado em mobilizações estudantis no Chile, Argentina e Brasil. São três apresentações (14, 24 e 31 de outubro) na Aliança Francesa Salvador, na Barra.

NOVELAS

ÊTA MUNDO MELHOR - Candinho pergunta a Sandra sobre seu filho, e a vilã despista o primo. Túlio admira Estela, que sonha com Anabela. Quitéria teme o retorno de Sandra. Zulma exige que Ernesto controle Sandra. Sandra conta a Inês seu plano de assaltar a mansão de Candinho. Maria Divina reporta o roubo de sua esmeralda para a polícia. Asdrúbal questiona Cunegundes sobre a compra do sítio de Candinho. Araújo acusa Olga de mentir para ele. Estela confessa a Túlio, Paula e Jorge que perdeu a memória. Dita tem um mau pressentimento com Candinho18H40

DONA DE MIM -   Kami e Leo se incomodam com as atitudes de Bárbara. Ricardo engana Tânia e consegue chamar a polícia. Tânia foge de casa. O desabafo de Kami em seu perfil da rede social faz sucesso. Ricardo alerta Jaques sobre o estado de Tânia. Ryan nota o comportamento alterado de Lucas e confronta Bárbara. Tânia liga para Vanderson. Lucas vence sua luta e agrada Romano, mas acaba desmaiando. Ryan cobra que Bárbara fale a verdade sobre o estado de Lucas. 19H45

VALE TUDO - Celina avisa a Afonso e Solange que os exames de Leonardo estão bons e que o transplante será realizado. Sardinha debocha de Maria de Fátima quando ela pede emprego na Tomorrow. Raquel se nega a contratar Maria de Fátima para trabalhar na Paladar. Maria de Fátima deixa o apart-hotel. Daniela e Luciano se casam. Solange avisa a Afonso que Leonardo sofreu nova convulsão. Fernando acalma Solange.21H20

Siga no Instagram: @flaviaazevedoalmeida