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Paula Theotonio
Publicado em 26 de novembro de 2020 às 05:00
- Atualizado há 2 anos
Desde o início da pandemia, não se fala em outra coisa no universo do vinho: o aumento expressivo no consumo da bebida em todo o mundo, inclusive no Brasil. Segundo estudo da Ideal BI Consulting (empresa de auditoria e business intelligence), alcançamos em setembro de 2020 a marca de 2,7 litros de vinho por habitante maior de 18 anos – número que deve se manter até o final do ano. Em 2019, era 2,13 L.>
Estes dados estão em total sintonia com as análises recentes da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra). A entidade verificou grande incremento nas vendas de brancos, rosés e tintos produzidos em território nacional nos primeiros 9 meses do ano. Sim, estamos bebendo mais vinhos feitos no país!>
A comercialização de vinhos tranquilos (sem gás ou não-fortificados) aumentaram 64,47% em relação ao mesmo período do ano passado. Os espumantes brut amargaram uma queda de 9,25%, enquanto os docinhos e amados moscatéis cresceram 26,87%.>
“O brasileiro está descobrindo os vinhos nacionais; e o melhor, está aprovando. Mesmo com a chegada da primavera e aproximação das festas de final de ano, são os vinhos finos que lideram o incremento no acumulado”, destaca o presidente da Uvibra, Deunir Argenta.>
O impacto foi tão forte que o setor vitivinícola brasileiro está celebrando a marca dos 19 milhões de litros de vinhos finos comercializados este ano. Ainda segundo a União, este bom desempenho não está ligado somente ao Covid e reflete mudanças mais profundas na sociedade. O surgimento de novas regiões produtoras, melhor distribuição e acessibilidade, preço justo, avanços no enoturismo, mudança nos hábitos e, principalmente, o câmbio favorável, colaboraram para este novo cenário.>
Enquanto isso, lá fora, os dados estão mais detalhados. Nos EUA, segundo a Wine Intelligence, o crescimento do consumo da bebida foi liderado pela Geração Y (25 a 39 anos) e Geração X (40-54 anos), seguidos pela Geração Z (21-24). Os Boomers (55+), que representam mais de 1/3 dos bebedores regulares de vinho dos EUA, não aumentaram sua frequência de consumo de vinho na mesma proporção.>
Já no Reino Unido, pesquisas recentes da mesma empresa apontaram que os enófilos estão gastando menos tempo lendo descritivos de vinho e sendo menos influenciados por essas informações. A compra ficou rápida e objetiva em pontos físicos, como mercados, com intuito de evitar exposição excessiva ao vírus. O design dos rótulos perdeu importância e a preocupação com o grau alcoólico caiu bastante – algo que vai totalmente na contramão das tendências nos últimos anos.>
No restante do mundo, análises da Wine Intelligence sugerem que os enófilos passaram a beber fora dos horários das refeições no famigerado “novo normal”. Em casa e com os horários modificados, o costume de só tomar uma tacinha no almoço ou jantar foi quebrado. A chegada do verão no Hemisfério Norte e o fim da primeira onda do Covid podem ter influenciado essa mudança, principalmente com as pessoas voltando a sair de casa.>
Não que eu seja uma régua, mas ao meu redor, vi muita gente começar a se interessar pela bebida. A busca foi ainda mais intensa por cursos online e clubes de vinho. Como foi pra você? E como o vinho se encaixou em tudo isso? Mudando de assunto…>
Na última terça (24) tivemos el día del Carménère. Ano passado fiz uma matéria sobre essa uva tão amada pelo brasileiro e indiquei alguns vinhos chilenos com excelente custo-qualidade.>
Falando em Chile, reforço meu convite para que você esqueça tudo o que sabe sobre os vinhos de lá. A Importadora Vinhos Novo Chile está lançando a Wine Academy com 50% OFF nesta Black Friday. No primeiro curso da plataforma, o aluno acompanhará cartilhas com uma introdução ao mundo vitivinícola do país, seu sistema de denominação de origem, novidades enológicas e vinícolas mais destacadas. Estão incluídas no pacote, ainda, duas aulas ao vivo com o Diego Arrebola – eleito três vezes o Melhor Sommelier do Brasil pela ASI. As inscrições podem ser feitas no site DaGirafa.com.br.>
E já que falei em Black Friday, não custa nada reforçar as ofertas e dicas que trouxe na coluna da semana passada. Adiciono, ainda, que a Wine está com até 70% OFF em seus vinhos e ofertas especiais nos clubes.>