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Priscila Natividade
Publicado em 14 de novembro de 2020 às 11:00
- Atualizado há 2 anos
Cerca de 100 g tem a mesma quantidade de proteína que 100 g de carne vermelha. Ele também é rico em vitaminas B1, B2, B3, C, D, cálcio, potássio e um baixo teor de gordura. Dá para entender porque o cogumelo tem conquistado cada vez mais gente. Champignon, shimeji, shiitake e uma imensa variedade de outros tipos comestíveis têm marcado presença na mesa, seja pelas suas propriedades nutricionais, versatilidade nas receitas ou expansão do veganismo.>
Foi justamente quando passou a consumir os cogumelos, que surgiu a curiosidade de entender mais sobre o cultivo, que o administrador de empresas Edgard Pinheiro, junto com o sócio e engenheiro civil Edirlan Sampaio, criaram em plena pandemia o Rancho do Cogumelo (@ranchodocogumelo). >
De agosto para cá, já foram produzidos 400 kg/mês do fungo. O faturamento mensal chega a R$ 18,5 mil onde todo o dinheiro é reinvestido para a expansão do negócio que pretende produzir e comercializar, até o final do primeiro trimestre de 2021, uma tonelada de shimeji branco por mês. >
O rancho também comercializa mais outras espécies como paris, eryngui, portobello e shimeji preto. O preço varia de R$ 8 a R$ 10,90, conforme o volume e a quantidade.>
”O consumo ganhou força inicialmente com a propagação dos restaurantes orientais e atualmente vem crescendo devido a uma maior consciência da necessidade de hábitos e alimentação saudáveis, além de ser muito saboroso e de simples preparo. Encontramos nos cogumelos um alimento de baixo teor calórico, rico em fibras, pouco sódio e zero gordura”, pontua o administrador.>
In natura Entre os tipos mais vendidos estão o shimeji, seguido pelo shitake e champignon de paris. “Fazemos o preparo da matéria orgânica, chamada de composto, através de compostagem e em seguida pasteurização desse material. Após esse processo é feito o que chamamos de a inoculação do micélio para a colonização do fungo em sacos de aproximadamente 7kg. Este material é reservado por cerca de 15 dias, até que os cogumelos comecem a frutificar e seja dado o início do ciclo produtivo”, explica sobre como o shimeji branco do Rancho é produzido, na unidade que fica em Lauro de Freitas. Shimeji e hiratake salmão são algumas das espécies comercializadas pelo Rancho (Foto: Divulgação) Todo esse processo exige condições controladas de temperatura, umidade e iluminação, como acrescenta Edgard. “Estamos empenhados em garantir uma alta produtividade para que o custo do quilo seja o menor possível. Um cogumelo de qualidade é aquele que esteja fresco, sem odores e sinais de degradação como bolores”.>
Preparação A escolha dos cogumelos exige cuidado. Alguns tipos são venenosos e podem causar intoxicação por fungos. Por isso, é importante sempre cozinhá-los antes do consumo e evitar os cogumelos avermelhados. Espécies como amanita muscaria (amanita), amanita pantherina (amanita-pantera), ramaria tóxica (ramaria), psilocybe cubensis (cogumelo mágico) e chlorophyllum molybdites (cogumelo de esporos verdes) estão entre as mais perigosas.“Durante a preparação, um dos cuidados é na hora da limpeza. É limpá-los, mas não necessariamente lavar os cogumelos. Como possuem alto teor de água, lavá-los pode gerar contaminação e acelerar a degradação do fungo. Outra recomendação é não arriscar ingerir cogumelos silvestres ou de origem desconhecida”, orienta Edgard. Na mesa Não só na pizza, na massa ou na salada tem receita. O cogumelo vai até na sobremesa, como destaca Edgard. “O cogumelo pode fazer parte do prato como acompanhamento, molho ou ser o próprio protagonista como prato principal. É um alimento que oferece diversas possibilidades”.>
As redes sociais foram um ingrediente mais que necessário para fazer o negócio crescer. “O digital ajuda bastante no quesito visibilidade, assim como nossos parentes e amigos. É fundamental ter atenção com o tratamento que damos aos nossos clientes”, diz o empresário.>
Contou também sair em busca desses clientes, visto que o Rancho fornece principalmente para restaurantes, feirantes e mercados de bairro. “Todo negócio precisar dar as caras e prospectar esses parceiros”, completa.>
Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontam que a produção de cogumelos no Brasil está em fase de crescimento. No último ano, por exemplo, o consumo “per capita” (por pessoa) no país é de 360g/ano, com perspectivas expansão. >
O Rancho já está estudando outras espécies para ampliar o portfólio. “A nossa proposta mesmo é a de oferecer um produto fresco, que chega muito rápido ao consumidor final, logo após a colheita”, conclui o empreendedor. >
O CONSELHO DO RANCHO>
Identidade com o negócio Faça o que te dá prazer.>
Tenha Planejamento Plano estruturado, investimento, pesquisa de mercado. “Vale lembrar que todo início requer algum sacrifício”, destaca Edgard Pinheiro. >
Busque parceiros Pesquise também os cases de sucesso no mercado. “Toda informação é sempre bem-vinda”, completa o empresário. >
Equilíbrio emocional É mais uma habilidade importante para enfrentar os desafios que ter o seu próprio negócio acabam impondo.>
QUEM É>
Edgard Pinheiro é administrador de empresas e um dos sócios do Rancho do Cogumelo. >